Goiás – Hugo promove I Semana de Higienização das Mãos

Campanha educativa visa a prevenção da transmissão de infecções e de outras doenças decorrentes da lavagem inadequada das mãos

Com o tema “Mãos limpas: faça a sua parte”, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) promove a I Semana de Higienização das Mãos. O evento será realizado de 24 a 28 de junho e tem como objetivo alertar profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes sobre a importância da higienização correta das mãos que previne a transmissão de infecções e males como gripes sazonais e gastroenterites virais.

Estudo do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos EUA reforça a importância de uma campanha neste sentido. Os dados revelam que 1 a cada 20 pacientes hospitalizados irá adquirir uma infecção relacionada a assistência à saúde. O SCIH preparou uma programação completa para os cinco dias de ações. Na abertura que será realizada na próxima segunda-feira (24), um café da manhã foi planejado para os profissionais de saúde que circulam no térreo, terceiro e quarto andares. O público desses locais que concentram grande número de pessoas receberá botons que motivam a adesão à campanha.

Os colaboradores que ocupam cargos de chefia na unidade hospitalar foram convocados para um café da manhã onde será exibido um vídeo educativo e que terá a presença das Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual. De segunda a sexta-feira, a equipe de humanização do Instituto Gerir acompanhará as visitas médicas em todos os leitos das enfermarias, distribuirá material educativo e levará o Cine Hugo Itinerante aos pacientes e seus acompanhantes para que assistam uma animação que monstra de forma lúdica a maneira correta da lavagem das mãos.

Meio principal
De acordo com a coordenadora do SCIH do Hugo, as mãos são o veículo principal de transmissão de bactérias hospitalares e outras doenças. “São cuidados simples e que devem ser adotados por todos no cotidiano. Basta a higienização com álcool em gel ou a lavagem das mãos com água e sabonete para evitar a proliferação de infecções”, destacou a médica infectologista Cláudia Neto.

O Serviço de Controle Hospitalar da unidade hospitalar é formado por onze colaboradores (4 infectologistas, 1 clínico geral, 4 enfermeiros, 1 técnico de enfermagem e 1 auxiliar administrativo). O Ministério da Saúde (MS) dispõe de uma legislação datada em 1998 da portaria 26/16 que preconiza a criação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar em todas as unidades de saúde do País.

O MS lançou em abril deste ano, o Programa Nacional de Segurança do Paciente para o monitoramento e prevenção de danos a assistência à saúde. Estudos desse programa apontam que no Brasil, o índice de ocorrência de eventos adversos durante internações em hospitais chega a 7,6 %. Sendo que 66,7% poderiam ser evitadas.

Programação
Café da manhã com abordagem educativa
Data: 24/06/13 (segunda-feira)
Horário: De 7h30 às 8h30
Locais: Térreo, terceiro e quarto andares

Abertura oficial com todos os colaboradores que ocupam cargo de chefia
Data: 24/06/13 (segunda-feira)
Horário: 9h30
Local: Auditório

Equipe de humanização acompanhará as visitas médicas nos leitos de enfermaria
Datas: 24, 25, 26, 27 e 28/06
Horário: Período matutino

Equipe do SCIH abordará os visitantes dos pacientes
Datas: 24, 25, 26, 27 e 28/06
Horário: Período vespertino

Encerramento da Semana
Data: 28/06/13 (sexta-feira)
Horário: 9h
Ficha técnica

I Semana de Higienização das Mãos
Data: De 24 a 28/06/13
Local: Hospital de Urgências de Goiânia
Informações: 3201-4339 e 3201-4377