Governo apresenta Opera Paraíba para áreas técnicas do Ministério da Saúde

Durante o encontro, Jhony Bezerra e o médico André Pinto apresentaram como funciona o Programa, detalhando o sistema de regulação para formação da fila e acompanhamento de execução de cirurgias, o Regnutes.

De acordo com o secretário paraibano, a agenda foi importante para mostrar o funcionamento do programa, a fim de compartilhar experiências do maior programa de cirurgias eletivas do Brasil. “Detalhamos a concepção do projeto, com toda parte contratual com empresas que prestaram serviço e termos de adesão, explicando também como aconteceu a parceria com os municípios”, comentou Jhony Bezerra.

O secretário explica que essa troca de experiências pode auxiliar na replicação do programa em nível nacional. “O objeto da nossa visita foi realmente trazer a receita do sucesso que possibilitou a realização de mais de 33 mil cirurgias eletivas em 4 anos do programa, com a perspectiva de um plano nacional no mesmo padrão”, finalizou.

O secretário-adjunto da SAES, Aristides Oliveira, destaca que a experiência vivenciada por meio do Opera Paraiba não é a única que desperta interesse do MS. “A Paraíba executou o programa com excelência e o Coração Paraibano também pode ser tomado como exemplo, pois traz novas ferramentas e fluxos que rediscutem a atenção especializada com a telemedicina, telediagnóstico e novos modelos de regulação que precisam ser discutidos para um apoio descentralizado ao paciente”, comentou.

Na oportunidade, o secretário visitou a bancada paraibana para discutir a destinação de recursos para a saúde da Paraíba. A visita à Brasília inclui também a participação na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass, que acontece nesta quarta (15).

Fonte: SES/PB