Governo de Goiás e Conselho de Cultura entregam Troféu Jaburu

Maior comenda cultural de Goiás, que este ano traz as edições de 2020, 2021 e 2022, homenageia pessoas ou entidades de destaque no cenário da cultura

O Governo de Goiás, por meio do Conselho Estadual de Cultura, entregou, na terça-feira (09/05), o Troféu Jaburu, considerada a mais distinta comenda cultural que o executivo estadual concede aos nomes e valores da cultura goiana. A solenidade aconteceu no Teatro Goiânia, e marcou as três últimas edições da comenda, referentes aos anos de 2020, 2021 e 2022 que não foram realizadas devido à pandemia da Covid-19.

A iniciativa contou com apoio das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Retomada, e agraciou com o Troféu Jaburu a escritora Lêda Selma, ex-presidente da Academia Goiana de Letras, a professora Nancy Ribeiro de Araújo e Silva, ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura, e o músico e compositor Fernando Passos Cupertino de Barros.

Além das três condecorações, também foram entregues 18 Medalhas de Mérito Cultural, 49 Diplomas de Destaque Cultural do Ano, e quatro Comendas Especiais para a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Universidade Federal de Goiás (UFG), Prefeitura Municipal de Goiás e uma homenagem especial ao ex-Conselheiro Marley de Freitas, falecido recentemente.

Homenageados

Lêda Selma de Alencar, baiana de nascimento, mas de vivência goianiense e com títulos de cidadã goiana e goianiense. Iniciou em 1986 sua caminhada literária no gênero de poesia. Desde então, já publicou 18 obras entre poesias, contos e crônicas. Ex-Presidenta da Academia Goiana de Letras, é palestrante, compõe várias antologias goianas, nacionais e internacionais. Autora de incontáveis projetos, alguns de alcance nacional. É também parceira de Ivan Lins, que musicou seu poema “Voa”.

Nancy Ribeiro de Araújo e Silva é goiana, pesquisadora e historiadora com produção acadêmica em livros e periódicos. É pedagoga, bacharel em Direito, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora aposentada da UFG. Integra o Colégio Brasileiro de Genealogia, a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, e é co-fundadora da Academia Belavistense de Letras, Artes e Ciências.

Fernando Passos Cupertino de Barros, natural de Goiânia, é assessor para relações internacionais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, médico com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Saúde Coletiva, e mestrado em Música pela EMAC/UFG. Com a pianista Consuelo Quireze forma o Duo Terra Brasilis, de voz e piano, com atuação em salas de concerto no Brasil e no exterior. É autor de inúmeras peças em diferentes gêneros e para distintas formações. Desde janeiro de 2022, coordena o Instituto Cultural Sicoob Unicentro Br. Integrou, ainda, o Conselho Estadual de Cultura de Goiás de 2011 a 2018, como representante da área da Música.

Honraria

A Premiação Jaburu é concedida desde 1980 e o 1º Troféu foi conferido à poetisa Cora Coralina. Outros relevantes nomes da cultura goiana já receberam o troféu, dentre eles: Siron Franco, Belkiss Spenzieiri, Gilberto Mendonça Teles, Antônio Poteiro, Darcy França Denófrio, Miguel Jorge, Goiandira do Couto, D.J. Oliveira, Bariani Ortencio, Hugo Zorzetti, Ely Camargo, Edival Lourenço, Elder Orcha Lima e Amaury Menezes.

Entidade

O Conselho Estadual de Cultura é um órgão colegiado, formado por representantes do setor cultural indicados pelo governo e pela sociedade civil organizada, responsável por desenvolver a política estadual de Cultura. Ao órgão competente, além da análise de projetos culturais, a função de normatizar, deliberar, consultar e fiscalizar todas as ações no universo cultural do Estado, inclusive formulando as propostas e executando políticas públicas na área.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura