Governo de Goiás lança edital do processo seletivo para programas de residência 2022

Inscrições estão abertas até 15 de outubro deste ano. Ao todo são 70 vagas para dez áreas profissionais da saúde. Aprovados atuarão em sete unidades estaduais de saúde

Bolsa de educação pelo trabalho será de R$ 3.330,43, valor equivalente ao pago pelo Ministério da Saúde aos Programas de Residência.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), lançou edital para processo seletivo dos programas de residência na área profissional da saúde, nas modalidades multiprofissional e uniprofissional. As inscrições podem ser feitas até 15 de outubro deste ano pelo site www.cs.ufg.br. As atividades dos aprovados serão realizadas em sete unidades estaduais, todas localizadas em Goiânia.

No total, são 70 vagas destinadas para profissionais graduados nas áreas de Biomedicina (2), Enfermagem (16), Farmácia (5), Fisioterapia (12), Fonoaudiologia (7), Nutrição (7), Odontologia (4), Psicologia (12), Serviço Social (3) e Terapia Ocupacional (2). Os candidatos selecionados e devidamente matriculados deverão iniciar o programa de residência em 02 de março de 2022.

As atividades serão realizadas no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer); Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG); Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT); Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO); Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo); Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol); e Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI).

A bolsa de educação pelo trabalho será de R$ 3.330,43, valor equivalente ao pago pelo Ministério da Saúde (MS) aos Programas de Residência. O financiamento será por convênio estabelecido entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e o MS a partir do início das atividades do curso. Este valor poderá ser reajustado a critério do Ministério da Saúde.

Residência
A residência multiprofissional em saúde e em área profissional da saúde são modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada às profissões que se relacionam com a saúde, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos.

Já a modalidade uniprofissional é destinada a odontólogos na área de concentração de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. A especialização tem uma duração de 36 meses com uma carga horária de 60 horas semanais, totalizando 1.728 horas (20%) de atividades teóricas e teórico-práticas e 6.912 horas (80%) de atividades práticas.

O processo seletivo é coordenado pela Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde (Coremu) junto ao Grupo Técnico do Processo Seletivo Unificado das Residências Médica e em Área Profissional da Saúde da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás da SES-GO.

Para acessar o edital clique AQUI.

Serviço:
Assunto: Governo de Goiás lança edital do processo seletivo para programas de residência 2022

Local das inscrições: http://www.cs.ufg.br/
Período das inscrições: 16/09/2021 até 15/10/2021
Data provável para realização das provas: 14/11/2021

Por Gabriela Dutra, da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás