Governo de Goiás mantém leitos instalados no período crítico da pandemia

Número de espaços de internação saltou de 1.635 em 2018 para mais de 3,3 mil em 2022 na rede da Secretaria da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás mantém 858 leitos de UTIs em 23 municípios goianos

Com foco na regionalização da saúde, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), vem investindo na descentralização dos leitos, levando mais dignidade ao cidadão goiano, em especial no interior do estado. Atualmente, Goiás conta com 858 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), entre adulto, pediátrico, neonatal e destinados aos pacientes da Covid-19, em 23 municípios.

Em janeiro de 2019, a SES-GO contava com apenas 244 leitos, concentrados em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, dificultando o acesso dos pacientes aos leitos estaduais do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o início da pandemia da covid-19, a gestão estadual investiu em estruturas de alvenaria chegando aos 887 leitos em 2021. Após a fase mais crítica da pandemia, as unidades começaram a ter seus perfis assistenciais alterados para atender as necessidades das regiões onde estão localizadas, inclusive com leitos de UTI.

O titular da SES-GO, Sérgio Vencio, pontua que a descentralização dos hospitais garante maior qualidade de atendimento e maior rapidez na oferta do leito ao paciente crítico. “Conseguimos instalar hospitais nas cinco macrorregiões de saúde e ampliar a cobertura em média e alta complexidade com a estadualização de quatro hospitais”. Nesta gestão, foram entregues sete novas unidades hospitalares, além da retomada das obras do Hospital em Águas Lindas, na região do Entorno do Distrito Federal.

Panorama de Goiás
Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes) mostram que em todo o estado houve aumento de leitos de UTIs (Covid-19, pediátrica, adulto, queimados, infantil, coronariana e neonatal), disponíveis ao SUS, em níveis municipal, estadual e federal, na série histórica desde 2005, quando havia menos de 600 leitos em todo o estado, saltando para 1,4 mil em 2021. A SES ressalta que os dados do Cnes, em que se baseiam pesquisas oficiais, não incluem aqueles leitos instalados e ainda não habilitados (formalizados) pelo Ministério da Saúde.

Leitos de Internação
Além dos leitos de UTIs, o Governo de Goiás também investiu na abertura de leitos de enfermaria, somando atualmente 2.471, ante os 1.391 que funcionavam em 2018. Isso, tanto na rede própria da SES, como por meio de convênios. O secretário acredita que a ampliação da rede de saúde estadual na média e alta complexidade permite que os hospitais municipais desafoguem suas filas de casos graves e invistam em especialidades gerais.

“O SUS como ente tripartite depende de investimentos da União, Estado e municípios. Cada ente fazendo seu investimento reforça o acesso e a melhoria da qualidade de atendimento a todos os usuários do Sistema”, reforça.

Fonte: Felipe Cordeiro/Comunicação Setorial
Fotos: SES