Governo de Minas entrega 4 caminhões equipados com mamógrafos

SES/MG

O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, entrega mais 4 caminhões equipados com mamógrafos à população mineira amanhã, 27/03. Agora já são 06 unidades móveis percorrendo o Estado.

Lançada em outubro de 2012 com 2 Unidades Móveis, a ação está percorrendo todas as regiões do Estado que não possuem mamógrafos, garantindo agilidade na realização e no resultado do exame.

Em apenas 4 meses de atividades as unidades responderam por um aumento 13,31% no número de exames de mamografia. Na faixa etária de 45 à 69 anos, foram realizados 417.378 exames, um aumento de 15,51%.

Itaobim, Comercinho, Itinga, Ponto dos Volantes, Medina, Campo Belo, Santana do Jacaré, Cana Verde, Aguanil, Cristais, Araçuaí, Coronel Murta, Carmópolis, Bom Sucesso, São Francisco de Paula, Passa Tempo, Carmo da Mata e Candeias são as cidades que já receberam o serviço.
Em abril, outras cidades serão beneficiadas: Paracatu, Além Paraíba, Serra dos Aimorés, Nanuque, São João do Pacui, Coração de Jesus, Coronel Murta, Virgem da Lapa, Berilo, Carmópolis de Minas e Itapecerica.

Acesso

Em 2012 Minas modificou o modelo de prevenção do Câncer de Mana buscando ampliar o acesso aos serviços de prevenção. O estado passou a focar-se em três pontos chaves: ampliação da faixa etária prioritária para 45 a 69 anos, facilidade de acesso à mamografia e agilidade na definição diagnóstica, com objetivo de iniciar rapidamente o tratamento do Câncer de Mama.

Com as modificações, as mulheres não precisam mais agendar um consulta médica na Unidade Básica de Saúde para fazer mamografia. É necessário apenas que ela vá à unidade de saúde e solicite a requisição do exame ou imprima a requisição pelo facebook.com/saudemg, sem necessidade de consulta médica.

A mulher também pode marcar o próprio exame de mamografia em uma unidade de mamografia credenciada do SUS. Os locais com dificuldade de acesso ao exame de mamografia a Unidade Móvel de mamografia oferece os serviços.

Após os laudos, os exames são enviados para a Unidade de Saúde de referência indicada na requisição. Nos casos de diagnósticos que apresentam cerca 70% chance de confirmação de câncer de mama, as pacientes serão encaminhadas para as unidades Centro Viva Vida ou para outras unidades de referência.

Em casos de resultado benigno, a mulher deve ser orientada a realizar da mamografia semestralmente. Já aquelas que apresentarem resultado normal, serão orientadas a realizar a mamografia a cada dois anos.
Entrega de caminhões equipados com mamógrafos:

Local: Parque Municipal, praça do Sol
Endereço: entrada pela Alameda Ezequiel Dias,
Hora: 10 horas

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Governo de Minas Gerais
(31) 3916-0613 / 0615 / 0616 / 0617