Governo de Pernambuco oferta bolsas na área de saúde para estudantes da rede pública

Com um valor estimado de R$ 7,3 milhões, neste ano, serão ofertadas 48 vagas nas graduações de medicina, enfermagem, fisioterapia e nutrição

Será lançado nesta terça-feira (08/06), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital do processo seletivo do programa FormaSUS-PE – nível superior. A iniciativa, criada pelo Governo de Pernambuco em 2012 e transformada em lei em 2013, oferta bolsas de ensino integrais em instituições privadas para alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública estadual, ou na rede privada como bolsista integral. Neste ano, serão ofertadas 48 bolsas, estimadas em R$ 7,3 milhões, em cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e nutrição. As inscrições serão entre 09 e 28 de junho pelo formasus.saude.pe.gov.br.

Ao todo, serão 14 vagas para o curso de medicina, 27 de enfermagem, 6 de fisioterapia e 1 de nutrição, distribuídas em 21 instituições de ensino de 6 municípios (Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, na I Geres; Nazaré da Mata, na II Geres; e Caruaru e Belo Jardim, na IV Geres).

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018, ou 2019, ou 2020, já que a classificação levará em conta o critério da nota do exame. Também é preciso ter obtido média geral igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. No formasus.saude.pe.gov.br, além do edital completo, há uma página com as dúvidas frequentes. Ainda é disponibilizado o e-mail formasus.saude.pe@gmail.com caso persista algum questionamento.

“As bolsas são uma contrapartida das instituições privadas que utilizam as unidades da nossa rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de mais de 3 mil estudantes todos os anos. A partir dessa iniciativa pioneira, ampliamos as oportunidades para os nossos alunos da rede estadual, além de podermos formar mais profissionais gabaritados para o nosso Sistema Único de Saúde”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O resultado final do FormaSUS-PE será divulgado em 14 de julho, com as matrículas ocorrendo já entre 15 e 20 de julho. O início das aulas será no semestre letivo subsequente ao resultado do processo seletivo, de acordo com o calendário de cada instituição, que pode ter sido afetado pela pandemia da Covid-19.

Desde a sua criação, o FormaSUS-PE já disponibilizou 1.863 bolsas de estudo, sendo 962 de nível técnico e 901 de nível superior. Anualmente, são ofertadas vagas para os cursos de graduação. Já para os cursos técnicos, a cada dois anos.

<-Voltar