Governo do Acre cria Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito

Foto: Istock

Com o objetivo de promover a vigilância e o monitoramento dos acidentes de trânsito, o governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SESACRE), instituiu o Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito (CEPVT).  O ato foi formalizado pelo Decreto governamental nº 6786, publicado no último dia 10 de setembro.

O Comitê irá assessorar a Secretaria de Estado de Saúde na formulação e execução de política estadual de saúde voltada à redução de morbimortalidade por acidentes de trânsito terrestre.

Vale ressaltar que, em 2019 a SESACRE assinou um termo de aceitação ao apoio do Conass (Projeto E- transitar) nas ações de redução da morbimortalidade por acidentes de transportes terrestres.   Desde então a secretaria vem recebendo o apoio para a implementação da política por meio do Projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito do Conass.

Para a coordenadora do  CEPVT do Acre,  Carla Diana de Mello Mendes Amorim, os avanços devem continuar, pois outras etapas estão previstas como a construção de um Plano Integrado de Prevenção aos Acidentes de Trânsito Terrestre com ênfase nos fatores de riscos e também a expansão do Programa em outros municípios do Estado.  “A criação do decreto é importante para dar legitimidade às ações que já eram realizadas, através de Portaria interinstitucional, mas que agora garantirá uma maior efetividade na execução do programa com atribuições mais definidas de acordo com a competência de cada instituição.  E isso refletirá no alcance da principal meta que é a de reduzir a morbimortalidade por acidentes de trânsito onde o Programa está implantado” destacou.

O Comitê é de natureza consultiva, intersetorial, multidisciplinar e integrado por várias instituições, com destaque a para o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC).

Com informações da SESACRE