Governo do Amapá abre Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025 em Macapá

‘Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!’ É o tema deste ano, que reforça a luta contra o preconceito e pela inclusão social.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência começa em Macapá com foco na inclusão
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência começa em Macapá com foco na inclusão Foto: Nilzete Mendes

O Governo do Amapá deu início nesta quinta-feira, 21, à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025, no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, em Macapá. O evento segue até 28 de agosto e tem como tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”.

A mobilização tem como objetivo aproximar a sociedade das diferentes realidades vividas por pessoas com deficiência intelectual e múltipla, mostrando que a inclusão não é apenas um direito, mas um dever social.

“Nosso objetivo é oferecer atendimento educacional especializado com uma equipe multidisciplinar de professores, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e especialistas em artes e educação física. Queremos que cada aluno desenvolva seu potencial de forma integral”, disse a diretora Nilzete Mendes do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues.

Nilzete Mendes, diretora do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues
Nilzete Mendes, diretora do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues Foto: Maksuel Martins/GEA

Instituída pela Lei nº 13.585/2017, a Semana Nacional é um marco legal, que trata de um compromisso coletivo para dar visibilidade, promover o diálogo e combater o capacitismo, forma de discriminação contra pessoas com deficiência. A programação foi pensada para dar protagonismo aos alunos e fortalecer a valorização da pessoa com deficiência.

Ainda segundo Nilzete Mendes, todas as atividades têm caráter inclusivo: “Tudo é importante, pois nossos alunos participam ativamente das ações, absorvendo informações e ganhando visibilidade em suas necessidades. É um momento de combate ao preconceito e de enfrentamento ao capacitismo”, compartilhou.

A programação conta com oficinas, apresentações culturais, debates e rodas de conversa, sempre com foco na sensibilização da sociedade para a inclusão. Neste ano, a Apae Brasil convida a população a refletir sobre quem define os limites das pessoas com deficiência e reforça que as oportunidades são a chave para a transformação de vidas.

A programação foi pensada para dar protagonismo aos alunos e fortalecer a valorização da pessoa com deficiência
A programação foi pensada para dar protagonismo aos alunos e fortalecer a valorização da pessoa com deficiência Foto: Nilzete Mendes

Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues

Com quase três décadas de atuação, o Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues é referência no atendimento clínico e educacional de pessoas com deficiências e transtornos. Atualmente, são 545 alunos atendidos, desde bebês com poucos meses de vida até adultos.

A instituição oferece atendimento educacional especializado (AEE) e acompanhamento clínico para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, síndrome de Down, paralisia cerebral, transtorno do espectro autista (TEA), limitações auditivas e físicas, hidrocefalia, síndromes genéticas ou congênitas, transtornos globais do desenvolvimento.

Como ter acesso aos serviços

As famílias e escolas interessadas podem procurar diretamente a unidade, localizada na Rua Barão de Mauá, nº 52, bairro Buritizal, em Macapá.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma maneira de repensar práticas sociais e derrubar barreiras. O recado de 2025 é claro: a deficiência não define ninguém, mas a oportunidade pode transformar tudo.

Por Marcio Bezerra