Governo do Amapá inicia oferta de serviços de saúde durante ação ‘Governo do Brasil na Rua’, na Zona Norte de Macapá

Atendimentos médicos, odontológicos, vacinação e coleta de sangue integram a programação da feira da cidadania nos dias 22 e 23 de janeiro

Foram oferecidos acolhimento de enfermagem, consultas médicas, assistência farmacêutica, psicológica e psiquiátrica
Foram oferecidos acolhimento de enfermagem, consultas médicas, assistência farmacêutica, psicológica e psiquiátrica (Foto: Gabriel Maciel/Sesa)

O Governo do Amapá participa da ação “Governo do Brasil na Rua”, reforçando e ampliando a oferta de serviços de saúde para moradores da Zona Norte de Macapá e da região metropolitana. A iniciativa iniciou nesta quinta-feira, 22, na Escola Maria Neuza do Carmo de Souza, no Bairro Jardim Felicidade, e segue até sexta-feira, 23, reunindo diversos atendimentos gratuitos à população.

Durante a feira da cidadania, são oferecidos, acolhimento de enfermagem, consultas com clínico geral, gastroenterologista e pediatria, além de assistência farmacêutica, psicológica e psiquiátrica. A programação também inclui a atualização do cartão vacinal, com aplicação de vacinas de rotina, garantindo mais proteção e prevenção de doenças para crianças, adultos e idosos.

De acordo com o coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa, Diego Gama, a atuação integrada fortalece o acesso da população aos serviços essenciais.

“Estamos unindo esforços com o Governo Federal para levar saúde diretamente às comunidades, garantindo atendimento, prevenção e cuidado integral para quem mais precisa”, destacou.

Outro destaque da ação é a atuação do Programa Mais Sorriso, que disponibiliza três unidades móveis odontológicas no local. Os atendimentos incluem restaurações, extrações, raspagem, profilaxia e aplicação de flúor, fortalecendo as ações de promoção da saúde bucal e prevenção de doenças.

Moradora do Conjunto Miracema, a diarista Rita de Cássia Furtado foi à ação acompanhada do filho e do sogro em busca de atendimento médico, mas acabou aproveitando outros serviços.

“Vim atrás de atendimento médico, mas já aproveitei para doar sangue. Eu, meu filho e meu sogro passamos pelo dentista também. Pra gente é muito bom ter esse tipo de ação próximo de casa, porque muitas vezes não conseguimos esses atendimentos nas UBS. Ter nas ações facilita, porque não precisamos marcar consulta”, relatou.

A população também conta com a Carreta do Hemoap, que realiza coleta de doação de sangue nos dois dias do evento, das 8h às 12h. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ocorrer até os 60 anos, e seguir os critérios estabelecidos pelo hemocentro, como estar alimentado, hidratado e apresentar documento oficial com foto.

A feira da cidadania “Governo do Brasil na Rua” é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, reunindo órgãos federais, estaduais e parceiros, com o objetivo de aproximar os serviços públicos da população e ampliar o acesso às políticas sociais.

Por Karla Marques