O encontro, que começou hoje (19) e vai até dia 21 de fevereiro, com o objetivo de a fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado
O Governo do Amazonas e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AM) reúnem os secretários dos 62 municípios do Estado para o “Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde do Estado do Amazonas”, em Manaus. De acordo com a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, o encontro visa o diálogo, a troca de experiência e o fortalecimento da rede SUS no Amazonas, com um olhar estratégico para os desafios e as realidades regionais dos 62 municípios do Estado.
Segundo Nayara Maksoud, os novos secretários, gestores e coordenadores de equipes que atuam tanto na Atenção Primária e na Média e Alta Complexidade, quanto na Vigilância e no planejamento são o público-alvo principal do evento, que acontece a cada quatro anos, quando há mudança na gestão municipal. Segundo ela, este ano, o acolhimento ganhou um dimensionamento maior, por conta do novo momento que está sendo construído para a saúde, tendo à frente o Governo do Estado e os municípios.
“É um evento científico bem estruturado para que, juntos, possamos construir uma Saúde cada vez mais forte no Amazonas. Nesse sentido, é importante estarmos alinhados nas ações, políticas e estratégias que estamos desenvolvendo juntos, para beneficiar diretamente o cidadão usuário dos serviços públicos de saúde na capital. Vão ser três dias de construção, de diálogo, de troca de experiências, para que cada gestor municipal esteja ainda mais fortalecido e possa desempenhar suas funções da melhor forma possível e em sintonia com as gestões estadual e federal”, observou Nayara.
O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, falou sobre os desafios do planejamento da Saúde diante dos territórios, que têm dinâmicas sociais, culturais e demográficas em constante transformação. “Temos alguns desafios para enfrentar que colocam em xeque os princípios do SUS da Universalidade, Equidade e Integralidade em contextos instáveis. Exemplos disso são as Comunidades Ribeirinhas na Amazônia e a sua logística difícil e população dispersa”, destacou.
A presidente do Cosems, Maria Adriana Moreira, ressalta que o é também uma oportunidade de recepcionar aqueles que estão chegando e auxiliá-los na condução e planejamento das ações municipais. “O nosso objetivo é aproximar os novos gestores e suas equipes, além de ampliar o debate em prol do fortalecimento das políticas públicas de saúde nos nossos municípios”, ressalta.
Entre os temas a serem debatidos estão o funcionamento do SUS, políticas desenvolvidas, projetos em andamento, controle social, vigilância, saúde indígena, além do processo de regionalização da saúde no Estado. Os novos modelos de financiamentos, a ampliação de serviços e expansão da Telemedicina também serão abordados.
O encontro conta também com a presença de representantes do Ministério da Saúde, prefeitos, do Conasems, do Conselho Estadual de Saúde, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, da Defensoria Pública do Estado, Associação Amazonense de Municípios, sindicatos e demais entidades da classe de trabalhadores da saúde, além do setor privado.
—
Assessoria de Comunicação do Conass com informações da SES/AM