Governo do Estado abriga debates sobre como construir a Cidade Amiga do Idoso

Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento, inaugurado pelo governador Sérgio Cabral em 2012, compartilha experiência com Nova Iorque em série de seminários sobre o tema

CEPE – seminario sobre envelhecimento 97O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe Pró-Idoso) está realizando o Ciclo de Seminários “Inovações em Políticas Públicas para o Envelhecimento Populacional”, em parceria com o Centro Internacional de Longevidade (International Longevity Centre-Brazil). Nesta terça-feira, dia 26, o destaque foi o Seminário Age Friendly New York, onde foi apresentada a experiência de Nova Iorque na implantação de medidas que tornam diversos espaços da cidade mais amigáveis aos idosos. A cidade é uma das cerca de mil que participam do Programa Cidade Amiga do Idoso.

A palestrante, professora Jo Boufford, é presidente da Academia de Medicina de Nova York e ressaltou que o desenvolvimento de uma cidade amiga do idoso traz uma mudança conceitual e percepção de que o envelhecimento é uma conquista da saúde pública. No caso da adesão de Nova Iorque ao Programa Cidade Amiga do Idoso, os defensores da implantação do programa entenderam a importância da participação das instituições governamentais como forma de garantir suporte político em todos os níveis da administração pública.

A palestra foi acompanhada por um debate que contou com a participação do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, do secretario de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinicius, da secretaria municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Cristiane Brasil, e do diretor geral do Cepe, Luiz Maurício Plotkowski. A moderação foi feita pelo médico e gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade.

Sobre o Cepe Pró-Idoso – O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento, em funcionamento desde abril de 2012, é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo congregar profissionais de saúde, universidades e sociedade civil para realizar estudos, pesquisas e protocolos na área do envelhecimento, com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dos idosos. Outra finalidade é ser um espaço de discussão de temas relacionados e capacitar profissionais e cuidadores envolvidos na atenção ao idoso, por meio de debates, cursos e seminários abertos a profissionais de saúde e ao público em geral. È uma iniciativa pioneira no sentido de procurar conhecer melhor a realidade da saúde do idoso no Rio de Janeiro. Os estudos possibilitarão novas propostas de políticas públicas voltadas para o cidadão idoso e a capacitação dos profissionais de saúde e outras categorias profissionais em cuidados geriátricos e gerontológicos.

SES/RJ

Foto: SES/RJ