Governo do Estado contrata Hospital Dom Pedro para ampliar serviço cardiológico em Feira de Santana

A partir desta segunda-feira (13), procedimentos como cirurgia cardíaca de revascularização, cateterismo e angioplastia começam a ser realizados pelo SUS – Sistema Único de Saúde em quantidade até 10 vezes maior do que era feito pelo Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), em Feira de Santana. Isso ocorre graças a um novo contrato da Secretaria da Saúde do Estado com a unidade, cujo aporte financeiro alcança os R$ 730 mil por ano.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, esteve hoje na unidade para visitar a ala cardiológica e conversar com a equipe médica responsável pelos procedimentos. “É importante ressaltar que todos os pacientes serão atendidos mediante regulação”, ressalta a secretária.

O contrato permite que se aumente de três para 24 cirurgias cardíacas por mês. Já o total de cateterismos saltará de apenas dois por mês para até 130.

“Antes, os mesmos serviços pelo SUS eram custeados por meio de um contrato com o município de Feira de Santana que era inviável do ponto de vista financeiro e insuficiente para atender os pacientes que necessitavam de um serviço mais complexo em cardiologia”, ressaltou Rodrigo Matos, provedor da Santa Casa, que administra o hospital Dom Pedro.

Além da ampliação do serviço de cardiologia, a Sesab mantém com a Santa Casa de Feira contratos na área de ortopedia e cirurgias eletivas. De agosto de 2022 até agora, a Santa Casa realizou 825 cirurgias ortopédicas.

“Temos uma população envelhecida, muito susceptível a acidentes domésticos , e temos muitos acidentes de moto em Feira e o município não tem nem hospital para realizar cirurgias ortopédicas. A contratualização de serviços com o Estado requer resultados efetivos e vem com responsabilidade dupla, por parte do credenciado, que prestará a assistência, e para o Estado que tem a obrigação de pagar e fiscalizar o serviço”, declarou a secretária à imprensa e ao corpo médico e administrativo do HDPA, presentes ao ato.

Antes de visitar o HDPA, a secretária fez uma visita técnica ao Hospital Geral Clériston Andrade.

Cirurgias Eletivas

No ano passado, a Santa Casa de Feira de Santana assinou um convênio de credenciamento para cirurgias eletivas de R$ 5, 1 milhões de reais com a Sesab, através do Programa Estadual de Cirurgias Eletivas. De março de 2022 até agora, a Santa Casa realizou em torno de 2.000 cirurgias, entre colecistemia videolaparoscópica (retirada de vesícula guiada por vídeo), histerectomia, (remoção de útero), laqueaduras tubárias, também conhecida como ligadura das trompas, que tem como finalidade a esterilização feminina definitiva, além de outros procedimentos em moradores de Feira de Santana e outros 24 municípios da região.

Fonte: SES/BA