A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), por meio da Gerência Estadual de Hepatites Virais (GEHV), inicia a campanha do Julho Amarelo de conscientização e combate às hepatites A, B, C e D. Este ano, as ações de mobilização vão testar e vacinar populações indígenas e quilombolas em três cidades do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Paraty e Areal.
‘’O cuidado com as hepatites deve acontecer durante todo o ano, mas a campanha é um alerta sobre as doenças, que podem ser graves, mas têm cura. A vacina está disponível nos postos para a população em geral, mas este ano decidimos realizar ações especiais entre a população mais vulnerável”, disse a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
As hepatites virais são muito comuns na população mais idosa, no entanto, a doença age silenciosamente e pode afetar os mais jovens. É importante usar preservativo em todas as relações sexuais para evitar casos de hepatites B e C. Fazer o teste é fundamental para que, em caso de infecção, o diagnóstico seja rápido e o tratamento seja iniciado com agilidade.
“Aqueles que nunca fizeram o teste rápido para hepatite B e C, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e realizar a testagem. Com o resultado negativo, é fundamental tomar a vacina, que protege contra a hepatite B. Para a hepatite C existe tratamento, que é eficiente em 95% dos casos”, explica a gerente Estadual de Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde, Clarice Gdalevici.
As ações estão programadas para acontecer em aldeias indígenas de Angra dos Reis e Paraty, nos dias 8 e 9. No dia 17 de julho será em um quilombo de Areal.
Veja a programação:
Dia 8 de julho – testagem e vacinação na aldeia indígena Sapukaí, em Angra dos Reis;
Dia 9 de julho – testagem e vacinação na aldeia de Parati-Mirim, em Paraty;
Dia 17 de julho – testagem e vacinação no quilombo Boa Esperança, em Areal
Dia 22 de julho – testagem e vacinação na aldeia indígena Guarani, em Maricá
De 8h às 16h em todas as ações.