Governo do RN inicia implantação do projeto PlanificaSUS no Seridó

Foi iniciado, na manhã desta segunda-feira (15) em Caicó, o primeiro Workshop de implantação do PlanificaSUS para gestores e profissionais da 4ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte. O projeto, proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e que conta com a parceria da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, foi adotado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com o propósito de fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e organizar a Rede de Atenção à Saúde (RAS) na região.

Será um trabalho integrado e com uma rica troca entre o Estado, municípios, universidades e profissionais. Ele tem potencial de ampliar a resolutividade e, consequentemente, o atendimento, contribuindo de forma significativa para o compromisso estabelecido em melhorar a saúde da população”, disse o secretário de saúde do Estado, Cipriano Maia na abertura do evento.

Durante o evento foi assinado o Termo de Compromisso, celebrado entre o Governo do Estado, através da Sesap, e o Hospital Albert Einstein. Para que o PlanificaSUS funcione em plenitude, diversos encontros e oficinas estão previstos entre julho de 2019 e dezembro 2020. O objetivo é realizar atividades formativas para profissionais da saúde e propiciar a reorganização dos serviços de Atenção Primária e Especializada à Saúde nesse território com vistas ao fortalecimento da Rede de Atenção às Doenças Crônicas.

Na abertura, a representante do Hospital Albert Einstein, Carla Ribeiro, realizou a exposição dialogada “O que é a Planificação da Atenção à Saúde?”. A proposta foi apresentar o projeto, destacando os estados que já o aderiram, como funciona sua implementação e a importância de se trabalhar em rede e de maneira articulada.

Para Evaneide Nóbrega, coordenadora da Comissão Intergestora da 4ª região, o PlanificaSUS demonstra o comprometimento em levar qualidade de vida aos usuários do SUS no Seridó. “Essa é uma experiência inovadora no Rio Grande do Norte e que estamos abraçando. Vamos atuar para mostrar resultados e finalizarmos essa experiência com sucesso”, destacou Nóbrega.

Participaram da abertura do Workshop, o diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, George Dantas; a professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Cirlene Mafra; prefeitos da região do Seridó; representantes do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN; além de profissionais da saúde que serão parte essencial para implementação do PlanificaSUS.

Assessoria de Comunicação 

Secretaria de Estado da Saúde Pública

(84) 3232-2618/3232-2630