Solucionar a questão da regulação, com a implantação de um sistema que permite ao Estado enxergar as vagas disponíveis nos hospitais dos municípios e os municípios possam visualizar as vagas nas unidades de saúde do Estado. Esta é uma das metas da nova gestão da Secretaria de Estado da Saúde, comandada pelo secretário Antônio Luiz Soares Santos, que há mais de um ano vem acompanhando o trabalho feito pela Sesapi, sobretudo, na parte de processos financeiros.

Segundo o secretário, além da regulação, outra prioridade é melhorar os hospitais, o atendimento ao paciente. “A Secretaria de Saúde, por ser exercer uma atividade fim, é um desafio pois envolve muitas pessoas e o objetivo maior é fazer com que a população perceba a melhoria no sistema de saúde no Piauí. Há várias coisas a serem feitas, como na área da infraestrutura, melhorar os hospitais e tem a parte de atendimento”, disse.

Na área da regulação, Antônio Luiz informou que vai agendar reunião com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para tratar sobre a integração do sistema de regulação, pois hoje são sistemas diferenciados, com gestores diferentes e  proposta é fazer um sistema único de regulação no estado do Piauí.

O secretário afirma que a saúde no Piauí já apresentou algumas melhorias com abertura de leitos e ressaltou que os leitos de UTI instalados para tratar da Covid-19 ficaram para atendimento de outras enfermidades. “Mas temos ainda várias frentes de trabalho e, basicamente, em termos de infraestrutura, pretendemos inaugurar mais duas novas maternidades, uma em Teresina e outra em Picos”, ressaltou.

Outra medida apontada pelo secretário é a telemedicina. “Nestes primeiros quatro meses vamos tentar colocar mais telemedicina para reduzir o número de viagens de pacientes do interior para capital. Claro que a telemedicina não resolve tudo, mas ajuda nas coisas mais simples e, às vezes, até em casos mais delicados quanto se tem um médico especialista em Teresina que vai ver o paciente por meio do sistema”, explica.

O secretário falou também sobre a realização de cirurgias ortopédicas e outros procedimentos menos complexos nos hospitais regionais a fim de evitar a vinda de pacientes para o Hospital Getúlio Vargas.

Sobre a nova maternidade de Teresina, o secretário que ela está com mais de 95% concluída, já tem equipamento para funcionar e a previsão abertura é o mês de abril.

Covid-19

Antônio Luiz afirmou ainda que embora haja informação de aumento de casos da Covid-19 no Brasil, o Piauí registra redução do número de casos da doença.

No entanto, ele fez um alerta sobre os cuidados que devem ser observados pela população. “É preciso a atualização de vacinas e quem não tomou as doses totais tem que procurar se imunizar”, disse, informando que de 100 testes feitos para Covid, somente 5,5 deram positivos na última semana.

O secretário afirmou que vai atualizar os dados com os municípios e na próxima semana o Comitê de Operações Emergenciais (COE) deve se reunir para avaliar a manutenção das medidas restritivas.