Governo ressalta importância dos consórcios de Saúde em evento da Sesap

Foto: SESAP/ASSECOM

“Queremos buscar pontos de convergência entre os estados, sabemos que a saúde é uma importante área que deve ser discutida e viabilizada em seus diversos aspectos, por isso, percebemos os consórcios como um importante instrumento político e jurídico para ampliar a nossa atuação”, disse Antenor Roberto, Governador em exercício, na abertura do Encontro de Secretários Estaduais de Saúde do Nordeste, que acontece nesta sexta-feira (5), na Escola de Governo.

Na pauta do encontro, uma das temáticas que estão sendo discutidas é a apresentação do Consórcio Interestadual do Nordeste, uma proposta que busca, em meio a dificuldades financeiras enfrentadas, unificar e baratear a aquisição de materiais, compartilhar tecnologias de gestão e propor integração de quadros de profissionais na atuação da saúde. Ao final do encontro será assinado um Termo de Compromisso entre os Estados participantes do evento.

Para o secretário de saúde do RN, Cipriano Maia, essa é uma excelente oportunidade para fortalecer a parceria entre os estados e, dessa forma, avançar para a qualificação dos serviços em cada lugar.

“O Nordeste é uma região muito rica, precisamos reconhecer nossa diversidade para trabalhar as potencialidades existentes. No campo do SUS temos vastas experiências construídas. Queremos, hoje, trocar saberes e fortalecer vínculos para que esse processo de cooperação contribua na construção de melhoras em cada estado”, destacou Cipriano Maia.

“É com muita alegria que realizamos nosso primeiro encontro, o Nordeste tem muito a mostrar ao Brasil. Somos uma potencialidade e podemos viver harmonicamente, demos esse exemplo com o Consórcio. Tenho certeza que o dia de hoje será rico de experiências, discutiremos problemas que temos em comum e buscaremos melhorar”, apontou o vice-presidente do Conass da Região Nordeste e secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Oliveira Lula.

O evento conta ainda com a participação dos secretários de Saúde de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia, que estão relatando experiências exitosas na área da saúde em seus estados.

Fonte: Ascom SES/RN