Grupo Condutor da Planificação da Saúde se reúne com secretários para definir oficinas nas cidades polos

Grupo Condutor Estadual da Planificação da Saúde em Rondônia esteve reunido na sexta-feira (18) com o secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, e a secretária adjunta Katiane Maia dos Santos. Na pauta, o planejamento estratégico para realização de oficinas com técnicos e profissionais de Saúde que atuam no programa estadual de Planificação da Saúde.

Trata-se de um plano de ação voltado para a atenção básica de saúde – porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) – em todos os municípios do Estado. A meta é derrubar os índices negativos colecionados pela maioria das prefeituras, e avançar na prevenção de doenças evitáveis, responsáveis pelo inchaço no atendimento de alta complexidade, a chamada atenção especializada (ES), nas unidades de saúde da rede estadual.

O Grupo Condutor Estadual  é formado por técnicos da Gerência de Programas Estratégicos em Saúde (GPES), da Secretaria Estadual de Saúde, com participação de profissionais de todas as regionais de saúde de Rondônia. O trabalho tem a assessoria técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Dentro da proposta elaborada para a Planificação da Atenção à Saúde, a estratégia é contar com maior envolvimento das regionais de saúde na aplicação dos protocolos estabelecidos e pactuados.

Um das estratégias iniciais da planificação é normatizar que os técnicos visitem as unidades de saúde dos municípios, estreitem o relacionamento com profissionais e busquem, através do convencimento, implantar a mudança de comportamento e ação que contamina a atenção básica na maioria das cidades.

APOIO AOS GESTORES

De acordo com a coordenadora do Grupo Condutor Estadual da Planificação da Saúde em Rondônia, Marta Maria Oliveira Duarte, a Secretaria de Estadual de Saúde (Sesau), cumprindo com o seu papel de condutora do processo de organização dos serviços de saúde, se propôs a apoiar os gestores municipais na construção da rede de atenção à saúde.

A meta é potencializar o nível de atenção básica como norteador e articulador para a transformação do modelo de atenção de forma que atenda às necessidades reais de saúde da população, a Sesau, com o apoio técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), vem implantando a metodologia da Planificação da Atenção Primária integrada à Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) nas regiões de saúde do Estado.

A Planificação é desenvolvida por um conjunto de oficinas, tutorias e capacitações práticas de curta duração realizadas por técnicos do estado e municípios, voltadas a 100% dos servidores e profissionais que atuam cotidianamente nas unidades de saúde, afirma Marta Maria Oliveira Duarte.


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom – Governo de Rondônia