Hemonorte e arquidiocese fazem parceria para doação de sangue

Kelly Barros – SES/RN

O Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte), em parceria com a Arquidiocese de Natal, começará, nesta segunda-feira (25) até quarta-feira (27), a campanha para doação de sangue referente à Semana Santa. Com o tema “Faça a vida brotar, doe sangue. Doe Vida”, a campanha será aberta às 9h30, em frente à Catedral Metropolitana, com a presença do Arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e da diretora geral do Hemonorte, Linete Rocha.

Esta é a 4ª edição da campanha, que tem o objetivo de incentivar as doações de sangue na comunidade católica como um gesto concreto de amor e solidariedade ao próximo, nesse período de páscoa. De acordo com Miriam Mafra, chefe do Serviço Social do Hemonorte, a campanha pretende atingir 40% de doações voluntárias de sangue. “Na campanha do ano passado tivemos 783 candidatos e obtivemos 548 bolsas de sangue, que contribuíram significativamente para o estoque. Convidamos todos que participaram nos anos anteriores para, neste ano, doarem novamente”, disse Miriam Mafra.

O tema reforça a campanha da fraternidade 2013, que busca sensibilizar os jovens para serem protagonistas do amor e do bem comum. E é pensando no compartilhar que o Grupo Sentinela de Cristo, da Igreja Santa Teresinha, fará, neste sábado (23), na sede do Hemonorte, a sua doação. Segundo a coordenadora do grupo, Ludimilla Leitão, “não há amor maior do que dar a vida a quem precisa, e doar sangue é doar vida”.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 68 anos incompletos, ser saudável, pesar acima de 50 kg, ter repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.

Dias e locais de funcionamento do Hemonorte:

• Sede da instituição – Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados), de segunda-feira a sábado, das 07h às 18h;

• Posto Fixo de Coleta da Zona Norte (Complexo Cultural), segunda-feira a sábado, das 8h às 17h;

• Unidade Móvel – Av. Deodoro (em frente à Catedral Metropolitana) dias 25, 26 e 27 de março – das 08h às 17h30.

Kelly Barros – Subcoordenadora da Assessoria de Comunicação – ASCOM
Redação ASCOM (84)- 3232-2618/3232-2630
Site:www.saude.rn.gov.br
Twitter: www.twitter.com/SesapRN