Hemose divulga calendário do programa Sabadão Solidário

Ampliação do atendimento terá início no sábado de carnaval por conta do aumento na demanda

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou o calendário de atendimento do serviço aos sábados, durante os meses de fevereiro, março e abril. As doações poderão ser feitas das 7h às 11h. Esse funcionamento diferenciado faz parte do ‘Sabadão Solidário’.

De acordo com o que foi informado pelo centro, o primeiro sábado de atendimento acontecerá no próximo dia 18 de fevereiro, primeiro dia do Carnaval. Em março, o sábado escolhido também será o dia 18, diferentemente de abril que a unidade terá atendimento em três sábados: 8, 22 e 29.

O ‘Sabadão Solidário’ é um programa criado para abertura do Hemocentro durante um ou mais sábados ao mês, e também quando houver feriados na sexta ou segunda-feira. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão que não consegue fazer sua doação de sangue ao longo da semana.

“O público doador aos sábados é formado por pessoas que residem na capital e no interior do estado, que não trabalham no dia. Por isso, a gestão em conjunto com as áreas técnicas disponibilizam anualmente esse cronograma. Assim, os cidadãos e os líderes de grupos podem organizar suas caravanas para colaborar com o serviço”, destaca a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas.

Conforme Rozeli Dantas, nos últimos dois anos as doações de sangue vêm oscilando bastante. Segundo ela, a proposta de abertura visa a ampliação dos estoques dos sangues, O, A, B e AB, positivo e negativo. “Por dia o Hemose coleta uma média de 70 a 80 bolsas. Quando o ideal é termos mais doadores regulares no serviço, para encerrarmos o dia como pelo menos 120 doações de sangue”, salienta a gestora.

Critérios
Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade de 16 a 69 anos, peso acima de 50 Kg e comparecer ao órgão alimentado, portando um documento de identificação original e oficial. Menor de 18 anos deve apresentar o termo de autorização assinado pelos pais ou responsável legal. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones: (79) 3225-8000/8039 e 3259-3174 ou pelo email: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.

Fonte: SES-SE