HGG adquire microscópio cirúrgico de alta tecnologia

Aparelho avaliado em mais de R$ 1,5 milhão já está sendo utilizado na unidade, em procedimentos de alta complexidade, como cirurgias vasculares e tumores cerebrais

 

 

O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), adquiriu um novo microscópio cirúrgico, avaliado em mais de R$ 1,5 milhão, no mês de outubro. O aparelho vai auxiliar em procedimentos de alta complexidade, como cirurgias vasculares e tumores cerebrais, e foi inaugurado na remoção de um tumor na região torácica de um paciente.

O neurocirurgião do HGG Anibal Cintra Neto, responsável pelo procedimento, disse que o microscópio tem alta definição nas imagens, ajudando consideravelmente na precisão da cirurgia. “Sem esse equipamento, seria praticamente impossível fazer a ressecção desse tumor, porque precisamos visualizar muito bem o tecido neural da medula e o tecido tumoral. A imagem que esse equipamento entrega para nós é magnífica”, avaliou.

“O paciente que operamos teve sua melhor chance. Com certeza, vamos devolver a ele uma melhor qualidade de vida. Não tinha outro lugar que ele poderia estar, a não ser em um hospital de alta tecnologia igual ao HGG, para fazer esse procedimento. Esse microscópio é um salto tecnológico e de qualidade para o hospital”, disse ainda o médico da unidade do Governo de Goiás.

O chefe do serviço de neurocirurgia do HGG, Herbert Almeida Oliveira e Souza, disse que a aquisição do microscópio vai reforçar o atendimento de qualidade já oferecido pela unidade. “Estamos satisfeitos pelo recebimento desse aparelho. Já fazemos cirurgias de alto padrão e, agora, com este equipamento, irá acrescentar em muito a capacidade de definirmos várias lesões microcirúrgicas, que às vezes passavam despercebidas. Hoje sabemos que em um serviço de neurocirurgia, é indispensável que tenhamos um equipamento muito bom para que os resultados sejam excelentes”, considerou.

Divisor de águas
O médico e supervisor da residência médica de neurocirurgia do HGG, Jean Louis Schoepfer Junior, conta que a aquisição vai ser um divisor de águas nas cirurgias neurológicas no hospital. “A assistência ao paciente e a qualidade de vida deles vai aumentar muito. Além disso, o equipamento vai oferecer aprendizado para os residentes em formação do HGG, que poderão utilizar o equipamento obtendo maior resolução e precisão nas cirurgias.”

O profissional ressalta ainda que, com a chegada do aparelho, os atendimentos aumentarão, pois com o avanço maquinário, as cirurgias complexas poderão ser realizadas mais brevemente.

Ainda em outubro, foi realizado uma microcirurgia vascular intracraniana, para tratamento cirúrgico de aneurisma cerebral, conduzida pelo médico Jean Louis. Ele conta que, para esse procedimento, o paciente precisava de equipamentos e tecnologias adequadas para o sucesso da cirurgia.  “Nossas cirurgias serão mais eficazes, rápidas e de mais alta qualidade. Além disso, vamos poder realizar cirurgias de tumores cerebrais e de epilepsia. É um grande avanço para a instituição.”

 

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Goiás