HGG sedia programa do TCU lançado em parceria da SES com CGE

Hospital do Governo de Goiás é um dos participantes do projeto do Tribunal de Contas da União, “Eficiência em Saúde”, que acontecerá em 52 unidades em todo o País, com objetivo principal de gerar valor ao paciente, com serviços eficientes e de qualidade

Sérgio Vêncio: “Governo de Goiás pretende fortalecer fiscalização e monitoramento em todas as parcerias”

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), lançou o projeto “Eficiência em Saúde”, nessa terça-feira, 11, no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), unidade escolhida por refletir organização e eficiência de serviços, atestada por várias instituições certificadoras. A proposta busca aperfeiçoar a gestão de riscos e acompanhar os resultados da unidade por meio de auditoria referencial do Tribunal de Contas da União (TCU).

O secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, explica que a demanda partiu do TCU, que fez um treinamento com auditores de todo país, e como contrapartida esses profissionais tiveram que oferecer auditoria de eficiência para unidades de saúde.

“Isso está bem alinhado com a determinação do Tribunal de Contas do Estado, que está desenvolvendo um índice de eficiência em gestão estadual e municipal, não só na saúde, mas em todas as pastas. Então, resolvemos fazer isso inicialmente no HGG, porque é um hospital extremamente complexo, já altamente certificado e qualificado por vários organismos internacionais”, explicou o secretário, acrescentando que com essa auditoria inicia-se um marco para a saúde de Goiás, porque os resultados apurados servirão de régua para as demais unidades de saúde.

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller afirmou que a adesão a proposta do TCU, foi imediata. “O trabalho do TCU e a adesão da CGE a essa proposta são muito importantes para se criar uma cultura de controle na gestão pública”, destacou, acrescentando que com essa visão, o Governador Ronaldo Caiado instalou em 2019, o programa de Compliance Público, que nesse projeto piloto do HGG culminará na experiência da filosofia desse programa.

Qualidade do serviço
A subsecretária de Controle e Compliance da SES-GO, Stella Maris Husni Franco, explicou que a subsecretaria é uma nova estrutura criada dentro da SES, como uma setorial da Controladoria Geral do Estado (CGE), com a proposta de uma auditoria não fiscalizatória, mas baseada na identificação de riscos que sempre irão existir, e na ocorrência deles, na mitigação das consequências.

“Nossa ideia é trabalhar auxiliando o gestor a aperfeiçoar seus mecanismos de controles, de gestão de riscos e de governança. Então, no âmbito dessa subsecretaria, nós vamos iniciar hoje uma auditoria no HGG”, explicou, afirmando que essa auditoria tem o objetivo de gerar valor ao paciente, melhorar a eficiência do hospital e a qualidade do serviço prestado.

Foto: Marco Monteiro/SES-GO

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás/Governo de Goiás