HGR retoma antigo horário de visitas

Celton Ramos/Sesau

O horário de visitas na parte da manhã de familiares da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital Geral de Roraima (HGR), voltou a ser como antes. Os pacientes internados na unidade receberão visitas de 11h até 11h15, o horário passou a vigorar desde segunda-feira, 25. A visita na parte da tarde permanece no mesmo horário, de 15h às 15h30, com o repasse do boletim médico.

De acordo com Francylene Barros, gerente de Núcleo da Administração do HGR, o horário das 12h às 12h15, estava servido como teste entre as pessoas, já que seria no período do almoço, e as pessoas teriam mais tempo, segundo avaliação da Direção da UTI.  “A maioria dos usuários preferiu o horário anterior e por essa razão, acatamos as sugestões”, informou.

A gerente ressaltou que, por ser uma área de que necessita de prevenção contra riscos de infecção e contaminação, as visitas são controladas e monitoradas. E somente podem ser feitas por pessoas que constam na lista de autorização para visita. “Apenas dois familiares que constam na lista são autorizadas a visitação”, disse.

Francylene lembrou que as pessoas entram nas dependências da UTI, mas não podem tocar no paciente. Os encontros são monitorados. São maneiras de preservar a saúde do paciente e também do familiar. “As visitas são acompanhadas por um profissional de saúde. Ninguém entra sozinho na UTI. Com isso, queremos evitar infecção, bactéria”, enfatizou.

Tanto os acompanhantes e visitantes ao entrarem no hospital devem ter atenção ao traje adequado usado no HGR. Segundo as normas de segurança estabelecidas da unidade, os homens não entram de bermuda, sandálias, camisetas regatas. Mulheres devem evitar roupas como vestidos e saias curtas, decotes e shorts. “Quanto mais o corpo estiver coberto, mais segura à pessoa estará. Quem entra em um hospital está sujeito a várias bactérias, fungos. Tudo isso são formas de proteger o corpo de situações indesejadas”, afirmou Francylene.

NOVA UTI
Em relação às visitas de familiares aos pacientes da nova UTI do hospital, que atende aos pacientes do Pronto Socorro, são realizadas apenas na parte da tarde, das 16 às 17h, e no final da visita é emitido o boletim médico. Apenas três familiares de primeiro grau, são autorizados à visita.

ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br