HGV discute processo de Acreditação com Enfermeiros

HGV discute processo de Acreditação com Enfermeiros A reunião aconteceu na última sexta-feira no auditório da unidade de saúde

O corpo de enfermeiros do Hospital Getúlio Vargas (HGV), reuniu-se, na manhã de sexta-feira (02), no auditório da unidade de saúde, com o Grupo Condutor de Acreditação. O objetivo era conhecer, avaliar e discutir o Projeto de Acreditação que está sendo implantado no Hospital, desde outubro de 2012.

O diretor do HGV, Carlos Iglézias Brandão, a gerente de enfermagem, Cecília Rocha, e a integrante do Grupo Condutor de Acreditação, enfermeira Susane Castro, participaram da reunião e falaram aos presentes sobre a Acreditação e de seus benefícios para o Hospital.

Segundo Iglézias, a Acreditação tem como objetivo padronizar, organizar e acreditar os serviços de assistência com responsabilidade, comprometimento ético e profissional.  “A Acreditação implica práticas mais seguras, eficientes e com o mínimo de riscos; envolvendo toda uma mudança de comportamento. É para isso que estamos trabalhando”, enfatizou.

O diretor explica que, diferentemente dos outros sete hospitais brasileiros que solicitaram a participação no Projeto de Reestruturação dos hospitais públicos, o HGV foi diretamente convidado pelo Ministério da Saúde (MS). “O convite aconteceu devido ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo HGV nos últimos dois anos,  que ganhou maior visibilidade após sua recertificação, em 2012, como Hospital de Ensino“, pontuou.

Iglézias ainda destacou a importância do enfermeiro dentro do processo de Acreditação. “O enfermeiro é o profissional que mais conhece o Hospital, pois transita por vários setores; sendo, também, aquele que mais contato tem com o paciente. Daí, ele ter uma grande responsabilidade na condução desse processo”, disse.

A gerente de enfermagem, Cecília Rocha, falou da necessidade do empenho de todos os profissionais de enfermagem .“Temos um peso muito grande nesse processo, que pode durar de dois a três anos.  Uma vez que participamos, direta e ativamente, das decisões estratégicas e operacionais que envolvem as ações direcionadas aos usuários e ao gerenciarmento”, concluiu.

No HGV, o processo de acreditação é conduzido pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e pelo Hospital Oswaldo Cruz. A próxima etapa do processo está marcada para acontecer entre os dias 25 e 28 de fevereiro, quando o Hospital receberá a visita de uma comissão de avaliadores.

O que é Acreditação?

Acreditação é um processo no qual uma entidade , geralmente não-governamental, separada e independente da instuição de saúde ( que será Acreditada) avalia a instituição de saúde para determinar se ela atende a uma série de pré-requisitos(padrões) criados para melhorar a segurança e a qualidade do cuidado.

Por Solinan Barbosa -SES/PI