O diretor-geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Davyd Basílio, reuniu-se na manhã de sexta-feira (13) com o Grupo Condutor Estadual da Rede de Atenção às Urgências e Emergências e com representantes da Rede Regional de Atenção às Urgências para definir a implantação da Linha de Atenção aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) no HGV.

De acordo com Davyd Basílio, com a implantação da Linha de Cuidados nessas áreas, o HGV passa a oferecer tratamento para o AVC e IAM aos pacientes que necessitam de cuidados urgentes. “O HGV vai disponibilizar 10 leitos clínicos para os pacientes regulados de unidades que são portas de entrada para o tratamento. O objetivo é salvar muitas vidas que precisam de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o gestor.

O neurocirurgião Romilto Pachêco, coordenador da Linha de Atenção Cuidados do AVC do Estado, explica que a abertura da Unidade de AVC e IAM no HGV está em fase de implantação com definição de equipes e espaço adequado. “Nessa primeira fase, serão ofertados tratamento trombolítico com equipamentos adequados e equipe multidisciplinar”, diz Pachêco.

Participaram da reunião também a gerente de Enfermagem Nirvania Carvalho; o coordenador da Unidade de IAM, Nagele Lima; o representante do Grupo Condutor Estadual da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), Telmo Mesquita e assessora técnica Leidimar Barbosa de Alencar.

Fonte: Fátima Oliveira/ SES-PI