Hospital e Maternidade Estadual N. Sra. de Lourdes promove curso prático de amamentação

Durante três dias, participantes do curso conhecem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, na unidade de saúde do Governo de Goiás

Fonoaudióloga Marilene Rezende ministra treinamento em enfermaria do HEMNSL

Unidade reconhecida pela Iniciativa Hospital Amiga da Criança (Ihac), concedida em 1999 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu um curso de atualização das práticas de amamentação voltado para os profissionais assistenciais da unidade.

Os treinamentos começaram na terça-feira (3/1) e foram concluidas nesta quinta-feira (5/1), nas enfermarias da unidade de saúde do Governo de Goiás e foi ministrado pela fonoaudióloga Marilene Rezende. Rapidamente, a facilitadora apresentou às participantes do curso os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, fundamentais para o seu êxito, de acordo com Marilene.

São eles: implantação de políticas institucionais, capacitação da equipe multiprofissional, orientação às gestantes quanto ao benefício e manejo do aleitamento materno, amamentação exclusiva até os seis meses de vida, prática do alojamento conjunto, amamentação sob livre demanda, não oferecimento de bicos artificiais aos recém-nascidos, introdução à amamentação nos primeiros minutos após o parto e incentivo a grupos e serviços de apoio à amamentação após alta médica.

Momento da amamentação
Com alguns cuidados, o momento da amamentação se torna algo único. “O principal objetivo é fazer com que não se machuque o peito da mãe e o bebê se alimente da melhor maneira, sem dificuldade alguma. A melhor posição para amamentar é aquela em que a mãe e o bebê sintam-se confortáveis”, explicou Marilene, durante a demonstração.

O bebê deve estar virado para a mãe, bem junto de seu corpo, bem apoiado e com os braços livres. A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. “Só coloque o bebê para sugar quando ele abrir bem a boca. Quando ele faz a pega correta, o queixo encosta na mama, os lábios ficam virados para fora e o nariz fica livre. Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado”, frisou.

A utilização de bicos artificiais como chupeta ou mamadeira também foi abordada por Marilene, pois pode confundir o bebê no momento de sugar o seio materno. “Por serem de texturas e formatos diferentes, um bebê que mama no peito e que usa chupeta pode ter dificuldade de aprender as duas maneiras de sugar, ficando confuso. Quando a confusão de bicos acontece, o bebê vai para o peito e chora, pois não consegue mamar com tranquilidade, tornando o uso prejudicial”, disse ainda a profissional.

Fonte: SES/GO – Yasmine de Paiva Eliel IGH