Hospital Regional de Paraíso realiza conscientização sobre segurança do paciente

A unidade realizará exposições entre os dias 2 e 4 de abril, com foco na equipe e nos estudantes que realizam estágio no local
As exposições ocorrerão entre os dias 2 e 4 de abril – Foto: Divulgação SES-TO file_download

Em alusão ao Dia Nacional da Segurança do Paciente, celebrado em todo 1º de abril, o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) está promovendo exposições focadas na conscientização sobre as boas práticas dos processos assistenciais. Com o tema ‘Conscientização das Boas Práticas dos Processos Assistenciais – Fazemos melhor o que conhecemos! Aprendizado e Melhoria Contínua, Comunicação Transparente e Monitoramento e Avaliação’, a ação ocorre de 2 a 4 de abril e visa destacar o trabalho realizado em conjunto pelas equipes do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Farmácia, Comissão dos Curativos, Núcleo de Educação Permanente (NEP), Coordenação de Enfermagem, Fisioterapia e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

Segundo o diretor-geral do HRPT, Diego Segger, “é um trabalho para identificar os pontos que precisamos melhorar. Além disso, aproveitamos esta semana para reconhecer e valorizar o trabalho árduo e dedicado dos profissionais de saúde do HRPT. Desde os médicos e enfermeiros até os farmacêuticos e técnicos, cada membro da equipe desempenha um papel crucial na promoção da segurança do paciente. Parabenizo todas as equipes envolvidas neste trabalho”.

Para a coordenadora do NSP, Maria Lúcia Almeida, “o trabalho em prol da conscientização sobre segurança do paciente também reflete na segurança do servidor. Como estamos em um mês dedicado a repensar os processos de trabalho, esta exposição proporciona uma oportunidade única para alcançar todos os que passam pelo HRPT”.

Abril pela Segurança do Paciente

Desde o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) instituído por meio da Portaria GM/MS nº 529/2013, abril foi o mês escolhido para ampliação das discussões sobre as ações voltadas à melhoria da segurança do paciente no Brasil.

O objetivo dessa campanha é compartilhar conhecimentos e práticas seguras realizadas pelas instituições, além da divulgação do papel dos serviços, dos profissionais, dos usuários e das instituições de ensino na promoção do cuidado seguro.

por Governo do Tocantins