Hospital Sírio-Libanês lança Manual de Cuidados Paliativos no SUS

A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica fundada em 1921, trabalha diariamente para oferecer assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado. Em uma busca constante pela evolução e contribuição para uma sociedade mais justa e fraterna, o hospital desenvolve atividades de ensino e pesquisa, integradas ao trabalho e compromisso social.

Manual de Cuidados Paliativos

O Sírio-Libanês promove estudos, compartilha conhecimento e desenvolve projetos integrados com o Ministério da Saúde e contribui para a disseminação de conhecimento e boas práticas para gestores de saúde em todo o país, como parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADISUS), desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do sistema público de saúde, visando promover a melhoria das condições de saúde da população.

Lançado oficialmente pelo Ministério da Saúde em 2009, o programa é uma ferramenta de política pública de saúde financiada com recursos de isenção fiscal concedida para hospitais filantrópicos com excelência reconhecida pelo Ministério da Saúde, como é o caso do Sírio-Libanês.

Dessa forma, o programa permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde, enquadrados em áreas específicas, por conta do uso otimizado de sua capacidade técnica e conhecimento.

Atualmente são cinco grandes áreas de atuação dos projetos: estudos de avaliação e incorporação de tecnologia; pesquisas de interesse público em saúde; assistenciais em parceria com o gestor local (governos estadual e municipal), por meio da prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais ao SUS; capacitação de recursos humanos e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde; da qual o projeto Cuidados Paliativos no SUS – Atenção Hospitalar, Ambulatorial Especializada e Atenção Domiciliar faz parte.

O projeto de Cuidados Paliativos no SUS foi elaborado em parceria entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), HSL e Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Nessa colaborativa o HSL aborda a atenção hospitalar, ambulatorial especializada e domiciliar. Enquanto o HIAE realiza ações na atenção primária.

Uma das ações desenvolvidas pelo HSL foi a elaboração do material apresentado a seguir e nomeado de Manual de Cuidados Paliativos. Por meio dele buscamos facilitar a difusão do conhecimento sobre o tema, trazendo evidências da literatura médica internacional e o que há de oficial no Brasil sobre o assunto de maneira prática, objetiva e compatível com a realidade do SUS. Além dos temas gerais que cobrem uma ampla gama de diagnósticos, em função da pandemia da COVID-19, foram elaborados também materiais específicos para este contexto de infecção e distanciamento social, visando auxiliar as equipes da ponta a ofertar um cuidado adequado para os pacientes acometidos.

Deste modo colaboramos para que o conhecimento seja difundido de forma justa e transparente, compartilhando os valores de solidariedade e calor humano do Sírio-Libanês com os profissionais e pacientes do SUS, bem como com os seus familiares. Serão muitos os desafios na implementação de boas práticas de Cuidados Paliativos no SUS, mas as recompensas serão ainda maiores. A consciência de que os frutos dessas atividades colaboram para a construção de uma sociedade com uma melhor assistência à saúde, mais equilibrada e mais humana é o que dá sentido ao trabalho.

O Sírio-Libanês segue em sua missão de ser uma instituição de saúde excelente na medicina e no cuidado, calorosa e solidária na essência.

 

Acesse aqui o Manual de Cuidados Paliativos