Hutrin inicia campanha para arrecadar roupas de frio à comunidade carente

Unidade do Governo de Goiás se inspira no slogan “Mãos que doam, corações que aquecem” para levar solidariedade a moradores do município de Trindade

Apesar de o inverno começar oficialmente em junho, os moradores da região Centro-Oeste do Brasil já têm sentido as mudanças de temperatura, com manhãs e noites mais geladas em maio. Em 2021, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em algumas cidades da região, os termômetros podem chegar aos 12°C.

Pensando em ajudar a população em situação de vulnerabilidade social, o departamento de Recursos Humanos do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), começou a campanha de arrecadação de agasalhos “Mãos que doam Corações que aquecem”, em parceria com o Comitê de Humanização da unidade do Governo de Goiás. O objetivo é arrecadar blusas de frio, moletons, calças, luvas, toucas, lençóis e cobertores para serem distribuídos às pessoas em situação de vulnerabilidade do município.

De acordo com o gestor de pessoas do Hutrin, Adelson Gonçalves, com a aproximação do frio, se intensifica ainda mais a necessidade de ser solidário e ajudar o próximo. “O intuito da campanha é gerar uma corrente que vai alcançar o maior número de pessoas, tanto o público interno, que são os colaboradores da unidade, como a comunidade em geral, com doações de roupas, agasalhos e cobertores para quem mais precisa.”

Para Getro de Oliveira Pádua, diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), organização social que administra o Hutrin, as campanhas de doação de agasalho são extremamente importantes, pois quem vive em vulnerabilidade social, em situação de rua ou em moradias precárias, com o mínimo para sobreviver, necessita ainda mais de ajuda.

“Infelizmente nesta época de frio, muitas pessoas não têm com o que se aquecer e contam com a ajuda de quem pode ofertar algo. Então, qual a melhor forma de praticar a empatia e o amor ao próximo, senão idealizando campanhas que venham a fazer a diferença na vida das pessoas? Esse é o objetivo do projeto “Mãos que doam, corações que aquecem”, para levar um pouco de conforto a quem necessita”, afirma Getro Pádua.

Campanha do agasalho
O mundo passa por situações difíceis, com o enfrentamento de uma pandemia, e ter esperança de dias melhores é fundamental. Por isso, uma boa maneira é levar amor, conforto, empatia e solidariedade, como propõe a campanha do agasalho Mãos que doam, corações que aquecem”.

Estudos científicos apontam que ajudar outra pessoa aumenta os níveis de satisfação, melhora o humor, reduz o estresse e proporciona senso de propósito ao indivíduo. O ato de doar contribui para que a sociedade se torne melhor, além de nos fazer sentir bem, pois é uma ação  de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo.

O Hutrin receberá as doações de agasalhos, toucas, luvas, calças, cobertores e demais roupas de frio, na própria unidade, nos pontos de coleta que estão na guarita de entrada dos colaboradores e na recepção do pronto-socorro. Quem puder participar da campanha basta se dirigir à unidade, na Rua, 3, número 200, Jardim Primavera, Trindade, com as doações em bom estado de uso e higienizadas.

Luís Fernando Fernandes/Imed

Foto: banco de imagens

<-Voltar