I Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde

Teve início ontem (12), a I Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde, realizada em Brasília, na sede do Conass. O projeto de Planificação da Atenção à Saúde, o PlanificaSUS, é voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Especializada e Hospitalar (AEH), que atendem os usuários do Sistema Único de Saúde.

A Planificação da Atenção à Saúde contribui com a organização das Redes Regionalizadas de Saúde por meio da articulação com gestores, formação de profissionais, estruturação de processos e da integração efetiva de serviços da Rede de Atenção à Saúde. A iniciativa foi proposta pelo Conass com intuito de acompanhar todas as atividades realizadas com os gestores e profissionais de saúde, uma vez que, desde os anos 2000, lidera no país a aplicação do conceito das Redes de Atenção à Saúde junto aos gestores de estados e municípios.

“É preciso reconhecer o trabalho de todos os envolvidos na APS, porque é um trabalho que chega longe e tem fortalecido os processos de gestão e da melhoria no atendimento à população. Além disso, temos que destacar esse excelente trabalho feito ao longo desses anos, disse o presidente do Conass, Nésio Fernandes.

Mauro Junqueira, secretário executivo do Conasems, destacou a importância do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que tem o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. “Temos que parabenizar as pessoas que estão envolvidas nesse projeto, pois se não fossem os hospitais de excelência trabalhando em conjunto conosco para termos uma resposta mais efetiva do SUS, com certeza seria mais difícil”, disse ele.

Além disso, Mauro falou dos desafios para o próximo ano por causa dos problemas de recursos federais destinados à saúde. “Temos um desafio grande que é fazer boa saúde, ter experiências exitosas e fortalecer a Atenção Básica com pouco recurso. Esta será a maior dificuldade dos gestores nas três esferas”, pontuou.

Tânia de Giacomo da Beneficência Portuguesa, falou dos avanços da Planificação na Atenção Primária para o sistema de saúde. “Tivemos algumas mudanças tecnológicas no SUS, mas a atuação dos trabalhadores é imprescindível para que tenhamos bons resultados. Por isso, devemos nos fortalecer cada vez mais e expandir os resultados positivos da Planificação”, falou.

O representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Roberto Tapia, falou do privilégio que é fazer parte do projeto e destacou a importância de expandi-lo para vários lugares e investir em tecnologia. “É preciso ter tecnologia para auxiliar a capacidade humana e ajudar os trabalhadores. Além disso, é necessário ter um olhar para a Planificação como um investimento em infraestrutura, em equipamentos e fortalecer cada vez mais a Atenção Primária com humanização, pois ela é essencial para o SUS”, destacou Tapia.

Esteve presente também Carlile Lavor, que ajudou a criar o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-Ce) e hoje é coordenador geral da Fiocruz Ceará.  Em sua fala, o coordenador agradeceu o convite e destacou a importância da capacitação dos profissionais da APS. “Esse é um momento para trabalhar a Atenção Primária. O Brasil, mesmo com dificuldades de recursos, tem projetos como esse para fazer uma saúde de qualidade”, afirmou.

Renato Tanjoni, gerente do escritório de Projetos Proadi-SUS do Hospital Israelita Albert Einstein, destacou o desafio de participar da Planificação. “Hoje o Einstein tem 41 projetos e em cada instituição, em cada estado brasileiro o hospital tem uma ação pelo Proadi.”, disse.

A diretora de Atenção Primária e Rede Assistencial do Hospital Israelita Albert Einstein, Luciana Morais, chamou a atenção para a qualificação dos profissionais da APS. “O desafio é a gente conseguir aproveitar todas essas experiências e dar continuidade na capacitação dos profissionais do campo da planificação e tornar

a nossa experiência em uma contínua construção”, enfatizou.

Renata Maria de Oliveira, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde, agradeceu por fazer parte do projeto. “Temos o objetivo de fortalecer a Atenção Primária, às redes de atenção à saúde e o papel de todos os pontos da rede, em prol do melhor cuidado para o usuário do SUS”, finalizou.

Mesas

No evento, os facilitadores assistiram a uma palestra do consultor do Conass, Eugênio Vilaça Mendes, sobre: Tecendo as redes com geração de conhecimento e prática baseada em evidência.

E temas como:

  • Qualidade e segurança do paciente na RAS
  • A assistência em cuidados paliativos na RAS
  • A organização da atenção à saúde mental na APS
  • O território e a gestão de base populacional
  • O cuidado integrado entre APS, AAE e Atenção Hospitalar na atenção às condições crônicas

A I Conferência foi um evento de grande relevância para promoção de boas práticas no SUS. Ao longo do evento foram compartilhadas experiências e evidências sobre a Planificação da Atenção à Saúde em âmbito nacional.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000