I Seminário sobre Modelos de Cuidado das Condições Crônicas na APS

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) realizam, no dia 21 de junho, o I Seminário “Modelos de Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde”, em Brasília. Fruto das atividades do Laboratório de Inovações no cuidado às condições crônicas na APS, o seminário reunirá cinco experiências no manejo de usuários crônicos: da região de Campinas; do Grupo Hospitalar

Conceição; do Projeto Qualidia; da Secretaria Municipal de Saúde de Diadema/SP; e da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba/PR. Também haverá participação do Ministério da Saúde e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) que acompanha a experiência da SMS de Curitiba. O debatedor será o sanitarista Eugênio Vilaça.

O Laboratório de Inovações no cuidado às condições crônicas na APS é um espaço para a produção de evidências de boa gestão, a partir de práticas inovadoras desenvolvidas pelos gestores do SUS, especialmente na construção e na gestão das Redes de Atenção à Saúde, coordenadas pela Atenção Primária à Saúde. Tem como objetivo produzir e disseminar conhecimentos e, não somente, introduzir tecnologias já validadas empiricamente.

“Por meio do Laboratório de Inovações, o Conass e a Opas realizarão uma série de debates sobre o tema para permitir a troca de saberes, entre especialistas e profissionais de saúde, sobre os desafios da mudança do modelo de atenção e constituição das Redes”, explica Rita Cataneli, gerente de Núcleos Técnicos do Conass.

O seminário reunirá cerca de 150 participantes de secretarias estaduais e municipais de Saúde, Conass, Conasems, Ministério da Saúde, Opas e Universidades.

PROGRAMAÇÃO
Local – Auditório da Opas, Brasília/DF

08h30

Credenciamento

9h

Abertura

Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Ministério da Saúde

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)

Organização Pan-Americana de Saúde.

 

9h30

 

10h

10h30

11h

11h30

12h

APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS

O Ministério da Saúde e os Cuidados às Condições Crônicas – Ministério da Saúde

A Região de Campinas/NEP

A experiência do GHC

Projeto Qualidia

A experiência da SMS de Diadema

A experiência da SMS de Curitiba

12h30

ALMOÇO

14h às 16h

DEBATES

Debatedores – Eugênio Vilaça e representante do Ministério da Saúde

16h

Apresentação da Avaliação do Laboratório de Inovações no cuidado às condições crônicas na APS – PUC Paraná

17h

Encerramento