ICEPi lança Incubadora de Iniciativas Inovadoras para desenvolver soluções para saúde 

Objetivo é captar e apoiar o desenvolvimento de soluções, tecnologias e parcerias, de qualquer área de atuação, que possam trazer melhorias ao SUS.

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) lançou, nessa segunda-feira (16), a Incubadora de Inovação em Saúde do Espírito Santo. O objetivo é captar e apoiar o desenvolvimento de soluções, tecnologias e parcerias, de qualquer área de atuação, que possam trazer melhorias ao Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Serão pagos até R$ 288.000,00 em bolsas de incentivo.

A Incubadora de Iniciativas Inovadoras em Saúde já está com inscrições abertas no site do Instituto e podem se candidatar equipes compostas por estudantes, pesquisadores e empreendedores de qualquer área, que tenham espírito transformador e estejam interessados e dispostos a gerar valor público com soluções inovadoras aos desafios da saúde no Estado.

“A nossa expectativa é captar iniciativas que dialoguem com o propósito inovador do Instituto e possam contribuir para o fortalecimento do SUS no Espírito Santo, gerando benefícios para os usuários e transformando a realidade de quem precisa”, destacou o gerente de Inovação, Daniel Rezende.

Seleção

As etapas da seleção são:

  • Inscrições via formulário disponibilizado no site do ICEPi, até o dia 06 de junho;

  • Avaliação das propostas;

  • Convocação das equipes finalistas;

  • Apresentação para banca avaliadora;

  • Resultado final, divulgado no site do Instituto no dia 24 de junho.

“Quatro iniciativas serão selecionadas no primeiro ciclo e são até R$ 288.000,00 em bolsas de incentivo, com até 12 meses de incubação. O objetivo é conectar equipes inovadoras com o Governo, para que possam propor soluções e apoiar a resolução de desafios públicos do SUS”, explicou o coordenador de Avaliação e Captação de Tecnologias em Saúde, Murillo Birchler.

Para realizar a inscrição e consultar o regulamento, além das demais informações, acesse o link https://icepi.es.gov.br/incubadora

Inovações em saúde já são realidade no SUS capixaba 

O projeto Gota de Vida é um dos projetos incubados pelo ICEPi. A plataforma digital tem o objetivo de aumentar o número de doações de sangue e o número de cadastros para doadores de medula óssea, para gerar maior produtividade ao Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), além de fidelizar os doadores.

O desenvolvedor Fábio Alvarenga, que faz parte da iniciativa, apontou as vantagens do ICEPi, ao permitir a viabilização do projeto. “Além do fomento financeiro, temos a oportunidade de estabelecer parcerias estratégicas com demais órgãos governamentais de interesse. A combinação destes fatores propicia o desenvolvimento de um projeto elaborado sob medida para o cidadão”, explicou.

Como funciona uma incubadora?

Incubadoras são espaços, físicos ou não, vinculados a uma instituição, que auxiliam iniciativas em diferentes estágios de maturidade e que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços com significativo grau de inovação. Esses espaços ofertam suporte técnico e gerencial, além de capacitação às equipes, facilitando o desenvolvimento tecnológico e o acesso ao ecossistema, mercado e investimentos, sendo uma forma de estimular o empreendedorismo e a inovação, com o fortalecimento de equipes locais.

Fonte: Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde