IdeiaSUS lança livro com o apoio do Conass

O Programa IdeiaSUS, sob a coordenação da Presidência da Fiocruz, lançou hoje o livro “IdeiaSUS Curadoria em Saúde, o desafio de apoiar, qualificar e multiplicar práticas e soluções em saúde”, um trabalho entre gestores, profissionais de saúde e a comunidade usuária através de mediações que possibilitem a troca de conhecimento, socialização dos saberes, análise crítica e reflexão sobre o cuidado e gestão, visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A publicação contou com o apoio do Conass, Conasems e Consems RJ. Para o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, esse livro destaca a fortaleza do trabalho em parceria. “O que faz com que esse sistema de saúde se mantenha atuante, forte e necessário para o Brasil, é exatamente a contribuição desses profissionais no dia a dia”, ressaltou.

Sobre o processo de criação do livro, o coordenador de Relações Institucionais da Presidência da Fiocruz e Coordenador do Programa IdeiaSUS, Valcler Rangel Fernandes, falou que o projeto busca um olhar das experiências e práticas de atividades dentro do SUS, para que possam ser reaplicadas em outros lugares do País. “Com essa publicação estamos colaborando com a qualificação do sistema de saúde e deixando um grande legado”, disse o coordenador.

Marta Gama de Magalhães, coordenadora do Projeto Curadoria em Saúde destacou o desafio de escrever esse livro em plena pandemia da Covid-19.  “Essa publicação foi fruto de um trabalho de um ano e meio feito com atividades virtuais, o que nos levou a buscar alternativas metodológicas, e mesmo assim não deixamos de produzir um material rico para todos”, enfatizou.

Acesse aqui a publicação.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000