Implantação dos centralizadores estaduais do e-SUS APS é tema de reunião de Câmaras Técnicas do Conass

 

Foi realizada nesta terça-feira (13), de forma virtual, a reunião conjunta das Câmaras Técnicas de Atenção Primária à Saúde e de Informação e Informática em Saúde do Conass, coordenadas respectivamente pelos assessores técnicos, Maria José Evangelista e Nereu Henrique Mansano.

Com cerca de 130 pessoas ao vivo, a reunião contou com a participação dos representantes das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) nas referidas Câmaras Técnicas, além de convidados, como representantes do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

 e-SUS APS

O primeiro item da pauta abordou a Implementação dos centralizadores estaduais do e-SUS APS, exposta em uma detalhada apresentação feita pelo analista de sistemas da Coordenação Geral da Estratégia de Saúde da Família do MS, Willian Lima, que explicou os tipos e modalidades de instalação, os componentes técnicos necessários, a configuração da instalação, bem como as especificidades técnicas que devem ser observadas na instalação.

O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do MS, uma vez que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

Em função da natureza técnica do tema, após a apresentação foi destinado um tempo para que os participantes apresentassem suas dúvidas a respeito do sistema, instalação, configuração, suporte, entre outros, especialmente relacionados aos centralizadores estaduais.

 

Experiência de implantação do e-sus APS no ES

O item seguinte da pauta coube à SES/ES, que apresentou o relato de experiência: Instalação multimunicipal do e-SUS APS no Espírito Santo.

Foi apresentada a estratégia de implantação do ambiente e-SUS APS nos municípios do estado, mostrando o processo de implantação, capacitação, a utilização do centralizador e-SUS, incluindo a capacitação e a sensibilização nas unidades especializadas e em novos municípios, incluindo a apresentação da versão atual da arquitetura do ambiente do e-SUS APS multimunicipal.

Foram destacados os benefícios alcançados com a implantação e expansão do e-SUS APS PEC multimunicipal, entre eles:

  • O compartilhamento do histórico de atendimento ao cidadão entre profissionais da APS e unidades especializadas para otimizar o acompanhamento dos casos clínicos
  • Compartilhamento de cadastros e prontuários com os municípios e unidades especializadas que utilizam a plataforma multimunicipal, promovendo a integração nas redes de atenção.
  • Redução de custos para os municípios na aquisição de infraestrutura de hospedagem, segurança e manutenção.

A equipe da SES/ES apresentou também a situação da implementação do centralizador estadual do e-SUS APS, que incorpora tanto as informações dos municípios com instalações municipais, como daqueles que aderiram à instalação multimunicipal. Foi destacado que em setembro deste ano, 71 dos 78 municípios do ES enviaram dados ao centralizador. Isso possibilitou a elaboração de painéis de indicadores de gestão para o melhor monitoramento das ações em saúde no estado.

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000