
De forma a tornar o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) mais acolhedor e humanizado, o governo de Rondônia implantou, no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro), em Cacoal, o “Prontuário Afetivo”, uma iniciativa que visa fortalecer e propor vínculos entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.
Conduzida pelo Núcleo de Psicologia e pelo Núcleo de Segurança do Paciente, com o apoio do Núcleo de Educação Permanente do Heuro, a iniciativa foi criada durante a pandemia da covid-19. O “Prontuário Afetivo” surgiu em um contexto em que o contato entre pacientes e familiares era extremamente limitado, devido ao risco de contaminação.
Para superar esse desafio, a equipe de saúde passou a utilizar pranchas de acrílico e pincéis atômicos para registrar informações que vão além dos aspectos clínicos: preferências pessoais do paciente, como gosta de ser chamado, seus sentimentos, e até mensagens deixadas pelos familiares.
A iniciativa garante um atendimento mais humanizado na Rede Estadual de Saúde, oferecendo um atendimento eficiente, que respeite não apenas as necessidades médicas, como também, o lado humano de cada paciente. O “Prontuário Afetivo” é um exemplo de como é possível transformar o cuidado dentro dos hospitais, levando mais acolhimento e dignidade para quem precisa.
ATENDIMENTO HUMANIZADO
Além de auxiliar a equipe médica e multiprofissional a oferecer um atendimento mais personalizado, a ação também gera um impacto emocional positivo nos familiares, que se sentem mais tranquilos ao saber que seu ente querido está sendo tratado não apenas como um número ou um caso clínico, mas como alguém com história, sentimentos e laços afetivos.

Para a coordenadora de Psicologia do Heuro, Luciana de Souza Lopes, a ferramenta resgata a individualidade do paciente dentro de um ambiente que, muitas vezes, pode parecer frio e impessoal. “O paciente tem uma história por trás da internação. Ele não é só um leito, apenas um número — é uma vida, o amor de alguém. Com o ‘Prontuário Afetivo’, nosso objetivo é que o paciente se sinta cuidado de forma integral”, explicou.
A implantação dessa iniciativa na UTI do Heuro garante que o cuidado vá além dos protocolos médicos e alcance aquilo que, muitas vezes, é essencial à recuperação: o afeto e respeito à subjetividade de cada paciente.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, ressaltou que, a iniciativa integra as ações de humanização do atendimento hospitalar em Rondônia. “Sabemos que um ambiente hospitalar pode ser desafiador, tanto físico quanto emocionalmente. Por isso, queremos garantir que o paciente receba tratamento médico, carinho e respeito. Essa ação fortalece a conexão entre equipe de saúde, paciente e família, tornando o processo de internação menos doloroso”, pontuou.