Inovações na Gestão em Saúde e a Resiliência do SUS: a experiência capixaba na resposta à Covid-19

A pandemia da Covid-19 foi a maior prova a que os sistemas de saúde e já foram submetidos. Dentre as lições deixadas pela pandemia está a necessidade de os países fortalecerem a resiliência de seus sistemas de saúde. Além da estrutura organizacional, a resiliência dos sistemas de saúde depende de elementos como a preparação para rápida resposta a ameaças a saúde coletiva, liderança para tomada de decisões, coordenação de múltiplas ações, mobilização de recursos para gestão da crise e, sobretudo, aprendizagem com a resposta à crise. Nesse sentido, analisar como os governos responderam à Covid-19 é essencial para identificar eventuais falhas e sucessos que possam oferecer lições para a ampliar a capacidade de resiliência e aprimorar a estrutura organizacional dos sistemas de saúde.

Dentro dessa perspectiva apresenta-se esta publicação, que trata de uma análise descritiva de projetos e inovações na gestão em saúde implementados pelo governo do Espírito Santo, em partícula pela Secretaria Estadual de Saúde, que contribuíram para ampliar a capacidade de resiliência do SUS na resposta à Covid-19. Os resultados da análise da experiência capixaba estão alinhados com achados de outros estudos internacionais, que chegam à conclusão de que novos instrumentos, estratégias e liderança, são cruciais para que um novo ciclo político de organização do SUS, conduzido pelos governos estaduais, se desenvolva. Nesse contexto, o esforço do Espírito Santo não deve ser considerado apenas um programa de modernização e aprimoramento da gestão, mas uma iniciativa concreta de transformação da direcionalidade da atuação dos governos estaduais para tornar sua ação mais efetiva e coerente com os valores que fundamentam o SUS frente aos desafios contemporâneos enfrentados pelo setor saúde.

Acesse o PDF: https://editora.redeunida.org.br/project/inovacoes-na-gestao-em-saude-e-a-resiliencia-do-sus-a-experiencia-capixaba-na-resposta-a-covid-19/

Editora Unida
Mês de publicação: outubro 2022
Organizadores: Adriano Massuda e Elisandréa Sguario Kemper