Inscrições abertas para a 4ª oferta do curso online sobre Política de Saúde LGBT

lgbt-04_card-v2Estão abertas as inscrições para a nova oferta do curso online Política Nacional de Saúde Integral LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Promovido pelo Ministério da Saúde, o curso é ofertado pela UERJ, integrante da Rede UNA-SUS, e foi desenvolvido de forma intersetorial e participativa, a partir de uma parceria entre as Secretarias de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGETS), UNA-SUS e Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com a colaboração do Comitê Técnico de Saúde LGBT.

Ao longo de três ofertas, o curso Política Nacional de Saúde Integral LGBT já ultrapassou a marca de 34 mil inscritos, entre profissionais de saúde, gestores do SUS, conselheiros de saúde e público livre interessado na temática. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site da UNA-SUS/UERJ até 25 de junho de 2017, pelo link: http://unasus.uerj.br/lgbt

O Curso – Composto por um módulo de três unidades totalmente autoinstrucionais, totalizando 45h, o curso visa contribuir com os profissionais de saúde do SUS para que, com base nos eixos desta política, realizem as suas ações de cuidado, promoção e prevenção, com qualidade e equanimidade, garantindo à população LGBT, acesso à saúde integral. Sob essa perspectiva, o curso propõe uma reflexão sobre a legitimidade dos direitos da população LGBT e da importância fundamental do seu acolhimento digno e apropriado nas unidades de saúde.

Para Jaci dos Santos Nogueira, aluno do curso, a forma como são abordadas as temáticas promoveram uma fácil assimilação do conteúdo. “Os materiais complementares são mais complexos e podemos aprofundar nossos conhecimentos, inclusive com possibilidade de consultá-los novamente ao perceber que não havia assimilado bem algum tópico”, conta.

POLÍTICA DE SAÚDE LGBT – Segundo a secretária de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Gerlane Baccarin, o curso contempla uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral LGBT que é a inclusão dessa temática nos processos de educação permanente desenvolvidos pelo SUS, incluindo os voltados aos trabalhadores da saúde, os integrantes dos Conselhos de Saúde e as lideranças sociais.

“Esse curso é estratégico para qualificar o atendimento à saúde da população LGBT, pois tem o objetivo de sensibilizar os profissionais do SUS e estimular a reflexão sobre assistência e acesso à saúde com acolhimento e respeito. Por isso a importância de abrir mais uma oferta para ampliarmos ainda mais o número de profissionais do SUS capacitados nessa temática”, destacou Baccarin.

LEGADO DE FORMAÇÃO PARA O SUS – Desde a sua primeira oferta, em maio de 2015, a capacitação foi incluída como módulo obrigatório nos cursos de formação dos profissionais dos Programas ‘Mais Médicos’ e de ‘Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).

As três ofertas anteriores do curso contabilizaram 34.537 inscritos, sendo eles, em parte, trabalhadores de unidades básicas e centros de saúde. Entre as categorias profissionais da área de saúde que mais buscaram o curso estão os enfermeiros (21%), psicólogos (17,3%) e assistentes sociais (15,2%), seguidos pelos técnicos de enfermagem.                                       

A última oferta obteve maior duração que as anteriores, apresentando o aumento do número de inscritos (15.109 contra 12.644 da primeira e 6.784 da segunda oferta) e tendo atingido uma média de certificação de 34,9%. Com essa marca, o curso permaneceu acima dos 30% estabelecidos como meta mínima de certificação pela UNA-SUS em 2016. Comparando esse percentual com os resultados das duas ofertas anteriores (41,3% da segunda e 33,7% da primeira), tem-se uma média de certificação de 36,6%. Resultado muito satisfatório no âmbito da educação à distância, visto que normalmente apenas cerca de 10% dos inscritos em cursos dessa modalidade chegam a concluí-los.

As demais informações relativas à nova oferta estão disponíveis na página de inscrição do curso Política Nacional de Saúde Integral LGBT: http://unasus.uerj.br/lgbt

 

Assessoria de Comunicação Social

Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)

(61) 3329-4696