Inscrições para envio de boas práticas do SUS para a pessoa idosa abrem dia 04/04

A partir do dia 4 de abril, prefeituras, estados e gestores de saúde que atuem no Sistema Único de Saúde (SUS) poderão se inscrever para participar do “Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública  no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”, que está em sua 8ª edição. O objetivo é reunir experiências e ações exitosas no cuidado à pessoa idosa dentro do SUS realizadas nos últimos dois anos. O edital está disponível no link: https://bit.ly/3L7RbiK

“A ideia deste tipo de mapeamento é dar visibilidade a boas práticas de municípios e estados no campo da saúde da pessoa idosa. Com isso, espera-se incentivar os gestores a fomentar estratégias  e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde.”, explica a epidemiologista Aline Marques, analista de informação em Saúde do Icict.

As experiências mapeadas podem estar relacionadas a diferentes níveis de cuidados, desde a atenção básica, como em postos de saúde, por exemplo, até núcleos mais especializados, como da Atenção Domiciliar.

Por conta da pandemia de COVID-19, a edição atual terá dois eixos principais: de experiências em gestão da atenção básica no campo do envelhecimento; e o de experiências relacionadas à pandemia de COVID-19, voltadas às pessoas idosas.

No momento da inscrição, além do formulário, poderão ser enviados materiais anexos como fotos, vídeos, podcasts, links de site e pdf. As experiências inscritas serão avaliadas por um comitê composto por representantes de gestores estaduais, municipais e federais, pesquisadores e representantes de parcerias institucionais tanto intrasetoriais como intersetoriais. Os critérios avaliados serão: alinhamento com os princípios e diretrizes do SUS, caráter inovador, reprodutibilidade em outras realidades e relevância dos resultados.

O Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2020/2021 é uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Diapes/Saps), do Ministério da Saúde, realizada em parceira com o Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento (Gise) e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

As inscrições vão até o dia 29 de abril.

Links importantes:

Edital 8º Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública  no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – https://bit.ly/3L7RbiK

Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/

Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento (GISE)/Icict/Fiocruz – https://gise.icict.fiocruz.br/

Fonte: Assessoria de Comunicação – Ascom
ICICT – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
http://www.icict.fiocruz.br