Instituto Todos pela Saúde lança curso gratuito de análise de dados para preparação para futuras pandemias

Formação é direcionada prioritariamente a profissionais de saúde

que desempenham ações na vigilância, mas também estende-se

a quem quer trabalhar na área; inscrições estão abertas

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lança nesta segunda-feira, dia 3, o curso gratuito Análise de Dados para Vigilância em Saúde, com 45 horas/aula, para ajudar a melhorar a formação dos profissionais que atuam em emergências sanitárias no Brasil. As inscrições estão abertas no itps.org.br/cursos, e as aulas poderão ser feitas a partir do dia 17. A formação em análise de dados dá início aos Cursos Integrados em Vigilância em Saúde do ITpS.

Os cursos são direcionados prioritariamente a profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que desempenham ações na vigilância em saúde, mas também estendem-se a quem quer trabalhar na área. Eles foram desenvolvidos na modalidade educação a distância no formato autoinstrucional, que garante a autonomia do estudante ao possibilitar o estudo a qualquer hora com material autoexplicativo e apresentado em vários formatos (pdf, html, vídeos). Os alunos também terão acesso a ferramentas para uso diário em seu trabalho. Haverá avaliações para que o profissional mapeie seu aprendizado e emissão de certificados.

“Temos profissionais de altíssima qualidade, mas em pequeno número para atender aos desafios que teremos no futuro. Um dos pilares do Instituto Todos pela Saúde é a formação e o desenvolvimento de habilidades necessárias para o enfrentamento das próximas emergências sanitárias, por isso o investimento em cursos”, afirma o diretor-presidente do ITpS, Jorge Kalil. Os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde foram desenvolvidos em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Universidade Aberta dos SUS (UnaSUS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O curso Análise de Dados para a Vigilância em Saúde é composto por um módulo principal, de 45 horas, e outros seis complementares e opcionais de 10 horas cada um, que serão oferecidos a partir de novembro (mais informações abaixo). O objetivo é habilitar profissionais das vigilâncias em saúde nas técnicas mais qualificadas e rápidas de análises de dados para a rotina do serviço da área.

Ao longo do curso, os alunos aprenderão a:

  • Gerenciar as diversas bases de dados oficiais de saúde;
  • Produzir análises e visualizações de dados de interesse para a vigilância;
  • Automatizar a produção de relatórios de rotina dos serviços da área;
  • Construir diagramas de controle para monitoramento e indicadores espaciais simples para vigilância de doenças e agravos à saúde;
  • Unir bancos de dados oficiais (linkage);
  • Formatar painéis (dashboards) para sistematização e visualização dos dados;
  • Apropriar-se de elementos básicos do software R para uso na vigilância no SUS.

O curso de análise de dados foi desenvolvido por profissionais da área da vigilância. Os temas serão abordados a partir da reflexão sobre os desafios e necessidades cotidianas da vigilância no SUS. Serão utilizados bancos de dados reais e oferecidos ao estudante códigos para análise de cobertura vacinal e casos de dengue, por exemplo, e explicações sobre gerenciamento para otimizar a atuação na vigilância em saúde.

O profissional que quiser se aprofundar mais no tema terá outros seis módulos complementares, de 10 horas/aula cada. São eles:

  • Visualização de dados de interesse para a vigilância em saúde;
  • Produção automatizada de relatórios na vigilância em saúde;
  • Construção de diagramas de controle na vigilância em saúde;
  • Linkage de bases de dados de saúde;
  • Análise espacial de dados para a vigilância em saúde;
  • Construção de painéis (dashboards) para monitoramento de indicadores de saúde.

Os outros três cursos que compõem os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde serão lançados nos próximos meses: Investigação de Surtos e Epidemias, Plano de Contingência para Doenças Transmissíveis com Potencial Epidêmico e Introdução à Vigilância Laboratorial e Genômica.

A atuação do ITpS

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que ajudem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.

O ITpS iniciou os trabalhos com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. São parceiros institucionais a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.

O ITpS atua em três frentes: 

  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica – Articular redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico;
  • Análise de dados – Promover análise e integração de bancos de dados para influenciar políticas públicas baseadas em evidências científicas;
  • Formação e informação – Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas. Tornar públicos os dados científicos.

À frente do ITpS

Renomados pesquisadores, professores e gestores integram o conselho administrativo, o comitê científico e a equipe do ITpS, que tem o imunologista Jorge Kalil como diretor-presidente. Professor titular de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP, Kalil é diretor do serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor). É membro do Conselho de Gestão de Dados e Segurança, grupo criado pelo governo dos Estados Unidos para supervisionar os testes de vacinas anti-covid-19 no país. Foi presidente do Instituto do Coração (2006-2008) e diretor do Instituto Butantan (2011-2017).

Fonte: ITpS