Integração da Atenção Primária com Atenção Especializada é tema de seminário em Santa Maria

ses_rs_santamariaO município de Santa Maria sediou no último dia 14 o Seminário sobre a integração da Atenção Primária em Saúde (APS) com Atenção Ambulatorial Especializada. O evento faz parte do projeto de Planificação da Atenção à Saúde da região Central do Estado e conta com a presença de trabalhadores de saúde, prestadores de serviços, técnicos da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e gestores dos municípios ligados à regional.A Planificação da Atenção à Saúde é um instrumento de gestão e organização da atenção primária e da atenção ambulatorial especializada nas redes de atenção à saúde.

Na abertura do encontro, esta manhã, o secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz, afirmou que planificar a saúde da região, tendo a atenção primária como ordenadora da rede, é prioridade para a Secretaria. “Queremos mudar, por meio de um trabalho em conjunto com todos os envolvidos, o modelo da atenção em saúde”, declarou. A diretora da Assessoria Técnica e de Planejamento da SES, Aglaé Silva, agradeceu aos 17 municípios e aos mais de mil profissionais que participam do projeto de Planificação. Aglaé destacou que o trabalho desenvolvido em Santa Maria “será modelo a ser implantado nas outras regionais de saúde”. Já a secretária municipal de Saúde de Santa Maria, Vânia Olivo, ressaltou o empenho do Estado na planificação e salientou que, com o projeto, será possível implantar novos processos e metodologia de trabalho.

O consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Eugênio Vilaça Mendes, abordou a atenção ambulatorial especializada na Rede de Atenção à Saúde. Já a  organização da Atenção Ambulatorial Especializada foi o tema da palestra de Marco Antônio de Matos, também consultor do CONASS. Durante o evento, profissionais da Atenção especializada e atenção básica discutiram a implantação do Modelo de Atenção à Saúde Materno-Infantil, Urgência e Emergência e Condições Crônicas no Ambulatório de Especialidades.

Foto: Divulgação (ACS/SES)

Fonte: SES/RS