Inteligência gestora: as potencialidades do CIEGES no âmbito do SUS

 

Alinhar a percepção quanto às potencialidades do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão Estadual do SUS (CIEGES) foi o objetivo da oficina interna com os colaboradores do Conass, realizada nesta quarta-feira (17), na sede do Conselho.

O CIEGES é um projeto de ciência de dados, desenvolvido e disponibilizado pelo Conass, visando facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conduzida por Sandro Terabe, assessor técnico do Conass, a oficina usou a metodologia de exposição dialogada, isto é, estimulou a participação ativa por meio do exercício entre a teoria e a prática, associando a ciência de dados ao aprimoramento das atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do Conass e do SUS.

A tríade planejamento, monitoramento e avaliação foi utilizada como mote para associar o fluxo de informações que envolve as atividades, os resultados e o impacto das ações desenvolvidas tanto internamente, no âmbito do Conass, quanto no âmbito do SUS.

 

Para Marcus Vinícius Carvalho, gerente de Comunicação do Conass, o CIEGES envolve todos os colaboradores do Conselho. “Não tem como ter CIEGES sem a orientação técnica e a experiência de todos aqueles que, cotidianamente, se dedicam a toda e qualquer atividade que contribua com o Sistema Único de Saúde”, defendeu.

Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass, falou sobre a importância do Conass e do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CIEGES e a importância deste para apoiar as Secretarias Estaduais de Saúde no desenvolvimento de ações e serviços públicos de saúde e o fortalecimento do SUS.

Frutuoso chamou a atenção para o apoio recebido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para a criação e o desenvolvimento do CIEGES. “Quero deixar muito claro o agradecimento do Conass à OPAS, que desde o início apoiou, de maneira muito firme o começo e a continuidade do CIEGES”, reconheceu.

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000