ITpS lança 6 cursos gratuitos de análise de dados para a vigilância em saúde

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lança nesta terça-feira, 1º, seis cursos gratuitos direcionados a profissionais que trabalham com vigilância em saúde e desejam se aprofundar na análise de dados. Com 15 horas/aula cada, eles dão sequência à formação de Análise de Dados para a Vigilância em Saúde, iniciada em outubro.
Os novos cursos são:
  • Visualização de dados de interesse para a vigilância em saúde

Objetivo: Capacitar para a produção de gráficos de interesse para a vigilância em saúde (de barras, de linhas, boxplots, pirâmides etárias e temporais de calor).

  • Produção automatizada de relatórios na vigilância em saúde

Objetivo: Ensinar a automatizar a produção de relatórios técnicos, organizando as rotinas de análises em documentos dinâmicos e interativos.

  • Construção de diagramas de controle na vigilância em saúde

Objetivo: Instruir a realização de análise exploratória para determinar anos epidêmicos e não epidêmicos e a construção de diagramas de controle com dados cotidianos da vigilância em saúde.

  • Linkage de bases de dados de saúde

Objetivo: Ensinar a linkar diferentes bases, da preparação dos bancos à análise da efetividade da operação.

  • Análise espacial de dados para a vigilância em saúde

Objetivo: Apresentar os conceitos básicos para a elaboração de mapas, detalhar como reconhecer dados espaciais em bancos de dados da saúde, transformar e visualizar essas informações e gerar mapas de interesse para a vigilância em saúde.

  • Construção de painéis (dashboards) para monitoramento de indicadores de saúde

Objetivo: Ensinar o conceito de dashboards, as técnicas para a geração de gráficos e tabelas interativas e a construção de um painel com indicadores de saúde.

As inscrições estão abertas (clique aqui para mais informações), e as aulas podem ser feitas a partir do dia 22. Se for pertinente para a sua rede, pedimos ajuda para compartilhar as informações.
Fonte: ITpS