Jornada para entender o SUS aborda o tema Informação, Informática em Saúde e Comunicação

O 5º episódio da Jornada para entender o SUS, realizada hoje (3), abordou o tema Informação, Informática e Comunicação em Saúde. Marcus Carvalho, assessor de comunicação e coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges) do Conass, falou da importância da comunicação que permeia as políticas públicas de saúde e é decisiva para o sucesso da execução destas nos territórios. “É importante que a comunicação tenha o papel integrador e facilitador das políticas públicas, para que a população compreenda o papel, a relevância do SUS e saiba o que é e como funciona o sistema de saúde do país”, disse.

De acordo com Marcus, é imprescindível que todos os envolvidos na construção do sistema de saúde, em especial os gestores, busquem estratégias e ações nos canais de comunicação das secretarias. “Todos devem buscar desenvolver estratégias com ações em canais digitais e analógicos, de forma integrada, com a mesma linha de comunicação, mas respeitando as características próprias de cada canal de comunicação”, comentou.

Outro ponto abordado por Carvalho foi a atuação proativa das secretarias estaduais com o desenvolvimento e permanente atualização de canais de comunicação com informações confiáveis e de fácil entendimento pela população, principalmente no combate às fakes news. “É importante que as secretarias tenham contas nas redes sociais para disseminar informações oficiais ligadas à saúde, para que a população tenha mais fontes oficiais no combate às fakes news”, reforçou.

Além disso, Marcus destacou o papel da imprensa nesse processo de combate à desinformação e falou que é imprescindível que as SES possuam canais de informação próprios na internet para facilitar o compartilhamento de informações.

Carvalho também apresentou o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges). De acordo com ele, o objetivo do Cieges é apoiar a construção de uma inteligência gestora estadual, construindo conhecimento por meio da informação gerada a partir dos dados, facilitando o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados.

Sistema de Informação em Saúde

Nereu Henrique Mansano, assessor técnico do Conass, ressaltou que no dia a dia do SUS, um grande volume de dados são produzidos, mas devem ser melhor utilizados. “Esses dados para se transformarem em ação precisam passar por uma análise. Um dado quando é bem interpretado se torna conhecimento, esse conhecimento se transforma em políticas de saúde”, disse.

Segundo ele, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Sistema de Informação em Saúde é um conjunto de componentes que coletam, processam, armazenam e distribuem informação para apoiar o processo de tomada de decisão e auxiliar o controle das organizações de saúde. “Nada tem sentido na implementação dos sistemas, se não tivermos acesso a essas informações para apoiar o processo de tomada de decisão dos gestores”, falou.

Nereu destacou também que a gestão do SUS é tripartite, por isso, os seus sistemas de informação, para atender a seus objetivos, devem considerar as necessidades e atribuições das três esferas de gestão.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000