Jovens da América Latina discutem Saúde Pública

Brasília sedia, de 21 a 23 de novembro de 2012, uma discussão sobre a participação em saúde nos países da América Latina. O diferencial é que as propostas serão apresentadas na ótica dos jovens. Trata-se do I Seminário Latino-Americano sobre Juventude, Saúde Pública e Participação Social. Serão aproximadamente 350 jovens da América Latina reunidos na capital federal para compartilhar experiências exitosas de canais de participação, escuta e satisfação do cidadão e, principalmente aprofundar o diálogo sobre Controle Social das Políticas Públicas de Saúde.

Os participantes foram convidados a partir de seu histórico de atuação em Redes, organizações não governamentais, movimentos sociais e, especialmente, pelo interesse em contribuir com o debate das questões ligadas à saúde. O evento está sendo promovido pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges), com participação do Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa (Dagep) e Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria de Atenção à Saúde. Também participam a Assessoria Internacional (AISA) e as secretarias nacionais de Juventude e de Articulação Social, vinculadas à Presidência da República. No âmbito internacional, há parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Comissão de Determinantes Sociais e Promoção da Saúde do Mercosul Saúde.

Diálogos virtuais – Na Programação, estão previstas rodas de conversa; apresentações de teatro; mostras de vídeo; papo jovem e apresentações culturais. Ao final, será apresentada uma Carta de Intenções sobre Participação Juvenil em Saúde Pública. O documento começa a ser elaborado já antes do evento, por meio de diálogos virtuais, onde os jovens poderão iniciar um processo de reflexão e discussão.

Três documentos estão disponíveis no Blog http://culturadigital.br/jovemparticipasaude/ para apoiar as discussões, contemplando os três eixos do evento: Participação Juvenil; Direito Universal à Saúde e Determinantes Sociais da Saúde. Neste espaço é possível ler os textos, comentar, opinar e começar uma interação virtual com os participantes do evento. Links para as redes sociais da SGEP, Blog da Saúde e conversas virtuais também podem ser acessados.

I Seminário Latino-Americano sobre Juventude, Saúde Pública e Participação Social.
Data: 21 a 23 de novembro de 2012
Local: Brasília – Distrito Federal

Fonte: Departamento de Atenção Básica