A Câmara Técnica de Laboratórios de Saúde Pública foi criada por deliberação da Assembleia de Secretários Estaduais de Saúde realizada em 23 de fevereiro de 2022.

É a 14ª. Câmara Técnica do Conass e, assim como as demais, integra a Secretaria Executiva e possui caráter de assessoramento técnico. É constituída por representantes que são dirigentes dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública – Lacen ou das coordenações estaduais de Laboratórios de Saúde Pública, indicados formalmente pelos Secretários de Saúde, como titulares e suplentes.

Tem por objetivo evidenciar, analisar e contribuir com soluções para os principais temas relacionados às atividades inerentes aos Lacen, tais como, geração de informações, investigações, análise para detecção e diagnósticos de doenças e agravos em saúde, conformidade de produtos de interesse à saúde, ações em vigilância ambiental e relacionados aos ambientes de trabalho. Identificar e propor soluções aos principais entraves na organização dos trabalhos, na formação de redes de referência, e na utilização de recursos, incluídos os tecnológicos.

Ao criar a Câmara Técnica de Laboratórios de Saúde Pública, o Conass reconhece a importância da Vigilância Laboratorial e o indispensável trabalho dos Lacen na intervenção dos grandes problemas de saúde pública.

Responsável Técnica: Maria Cecília (maria.brito@conass.org.br)