Legado de Gilson Cantarino inspira reconhecimento do Conass a personalidades da Planificação da Atenção à Saúde

Entre os dias 10 e 12 de dezembro será realizada a II Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde, I Mostra de Saúde Mental na APS e I Mostra de Cuidados Paliativos e Segurança do Paciente.

Durante o evento, algumas personalidades receberão a Homenagem Gilson Cantarino pela contribuição no projeto da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), que está completando 15 anos e contribui com a organização das Redes Regionalizadas de Saúde por meio da articulação com gestores, formação de profissionais, estruturação de processos e da integração efetiva de serviços da Rede de Atenção à Saúde.

Gilson Cantarino O´Dwyer nasceu em Niterói e formou-se médico pela Universidade Federal Fluminense, na turma de 1975. Pós-graduou-se em Psiquiatria Geral e em Psiquiatria Infantil pelo Instituto de Psiquiatria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Médico concursado do Ministério da Saúde e da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, assumiu em 1984 a Secretaria Executiva do Projeto Niterói, pioneiro nas Ações Integradas de Saúde e responsável pela formulação de um novo modelo de assistência à saúde da população. Reconduzido ao mesmo cargo em 1986, foi posteriormente convidado a assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, em 1989, onde permaneceu continuamente por 10 anos, sendo pioneiro na implantação no Brasil do Modelo Médico de Família. Em 1999 assumiu o cargo de Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Eleito presidente do Conass em 2003, assumindo em seguida a função de Assessor Técnico e membro permanente do Conselho Consultivo da instituição. Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde.

Recebeu também diversas Comendas, destacando-se a do Mérito Médico da República Federativa do Brasil, a mais alta condecoração da saúde no País. Foi Acadêmico Honorário da Academia Fluminense de Medicina, tendo diversos de seus artigos e trabalhos publicados em literatura especializada.

Foi um grande sanitarista, deixou um legado de luta e defesa da saúde pública e compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de seu trabalho na gestão, nos âmbitos municipal e estadual.

Ascom Conass

Ascom@conass.org.br

(61) 322-3000