Livro reúne bastidores da Vigilância Sanitária e promove encontro de diferentes gerações da Suvisa

Livro reúne bastidores da Vigilância Sanitária e promove encontro de diferentes gerações da Suvisa
Lançamento da obra de ex-superintendente de Vigilância Sanitária da SES-RJ destaca a importância da memória institucional para a proteção da saúde coletiva

Um encontro entre diferentes gerações de gestores que estiveram à frente da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) foi proporcionado pelo lançamento do livro “Quando ninguém vê: histórias dos bastidores de quem protege a sua saúde”. O evento ocorreu no sábado (13/12), na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

A obra foi escrita pela farmacêutica Marília Monteiro Alvim, que atuou como superintendente de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro de 2009 a 2011 e outros cargos anteriormente. O livro apresenta uma retrospectiva da trajetória profissional da servidora da SES-RJ, por meio de relatos de acontecimentos vivenciados ao longo de sua atuação nos três níveis da Vigilância Sanitária: municipal, estadual e federal.

Ao longo de seus 40 anos de atuação na saúde pública, dos quais 25 foram dedicados à vigilância sanitária, Marília Monteiro Alvim, hoje aposentada, esteve envolvida em ações e intervenções voltadas à proteção da saúde coletiva, contribuindo para o fortalecimento de boas práticas. Para a servidora, a sociedade, muitas vezes, só reconhece o papel da vigilância sanitária quando algo grave acontece, mas há um trabalho anterior, com vistas a proteger e evitar que o risco chegue às pessoas.

“Quando me aposentei, tinha esse sentimento de que não poderia morrer comigo toda a minha experiência e que precisava deixar um legado. Essa não é uma obra minha, mas uma obra de todos aqueles servidores que, ao longo da história, trabalham e militam na área de vigilância sanitária, uma área tão importante para a saúde pública”, destacou a autora.

À frente da Suvisa da SES-RJ desde 2023, a superintendente Helen Keller participou do lançamento e ressaltou a relevância da obra para o campo da Vigilância Sanitária.

“Registrar essas experiências é fundamental para preservar a memória institucional, além de oferecer subsídios para a formação e o aprimoramento de outros profissionais da Vigilância Sanitária. É um material que contribui para a compreensão do papel estratégico desse trabalho na proteção da saúde da população. Fico muito feliz de prestigiar essa querida amiga, e essa obra tão importante para os nossos tempos”, afirmou a gestora.

O evento contou, ainda, com a presença dos também ex-superintendentes da Suvisa, Jorge Cavalcanti e Ana Paula Brandão, reforçando o caráter simbólico do encontro.

Em uma linguagem acessível, o livro permite que leitores que não pertencem à área técnica compreendam o conjunto de ações preventivas e de rotina que garantem a segurança e a saúde da população no dia a dia. A obra também será lançada em 2026, no município de Barra Mansa, onde a servidora atuou por 7 anos, a partir de uma solicitação dos próprios profissionais da vigilância municipal.