Lote de vacinas bivalentes contra o coronavírus começa a ser distribuído a todo o Estado

Vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. – Foto: Itamar Aguiar/SES

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou nesta sexta-feira (10) a distribuição das 32,4 mil doses de vacina bivalentes contra a covid-19. Já na próxima semana, em data a ser confirmada, a imunização começará no Estado com foco nos idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI).

As vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para fazer essa dose, a pessoa precisa ter concluído, ao menos, o esquema primário da vacinação covid-19, composta pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.

O primeiro lote do imunizante da Pfizer chegou ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (9) e hoje começou a ser distribuído e encaminhado às 18 coordenadorias regionais. Assim que os envios chegarem nas unidades da SES no Interior, haverá a divisão para que os municípios façam a coleta dos seus respectivos frascos.

Algumas regionais farão a retirada no início da próxima semana, junto às suas remessas periódicas programadas, que é o caso do lote reservado à Porto Alegre e as coordenadorias com sede em Bagé (7ª CRS), Alegrete (10ª CRS) e Santa Cruz do Sul (13ª CRS).

A distribuição desse primeiro lote foi realizada conforme o levantamento prévio junto aos formulários de controle de vacinados verificado pelas coordenadorias regionais. Essa remessa de 32,4 mil doses foi repartida entre 184 municípios do Estado que atenderam esse critério. As demais cidades estarão beneficiadas nos próximos repasses.

Essa primeira etapa nas ILPIs será uma antecipação do que o Ministério da Saúde definiu como Fase 1, que inclui pessoas de 70 anos ou mais, imunocomprometidos e comunidades indígenas. Esses, deverão ser atendidos conforme a chegada de novas remessas com a imunização sendo ofertada nas Unidades Básicas de Saúde.

O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

VEJA AQUI AS QUANTIDADES DE DOSES POR MUNICÍPIO

Novos repasses ao Estado

De acordo com informações do Ministério da Saúde, novos lotes estão programados para envio ao RS nas próximas semanas, totalizando uma previsão de cerca de 1,2 milhão até o dia 1º de março. A abertura aos demais públicos da Fase 1 da campanha será feita conforme esse cronograma.

Assista ao vídeo aqui: https://www.youtube.com/shorts/hIQO6Vs9Oxs

Fonte: SES/RS