Mais de 30% dos alunos da ETSUS aprovados na primeira fase

O primeiro lugar da primeira fase para técnico em Saúde Bucal é da Etsus

Os cursos oferecidos pela Escola Técnica do SUS (Etsus) vêm apresentando resultados significativos. Entre eles, a recente aprovação de 52 alunos do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB), na primeira fase do concurso público na área de saúde da Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV). A primeira colocada, Keitilene Santos da Costa, é aluna da escola.

Segundo a diretora da Etsus, Tânia Soares, da turma formada por 154 estudantes, mais de 30% tiveram resultados excelentes nas provas objetivas, demonstrando o nível de qualidade da formação adquirida. “É com grande satisfação que recebemos esse resultado”, disse. Os alunos cumprem a fase final do curso técnico, com estágio supervisionado. A previsão de conclusão é final deste ano.

Ela acrescentou que a Etsus no âmbito quantitativo e qualitativo, cada vez mais tem garantido uma formação de excelência, e isso é atribuído não só mérito de uma parte, mas de um trabalho coletivo. “Os elementos que contribuíram para o resultado vão desde o projeto pedagógico do curso até a assimilação do conteúdo programático pelos alunos”, disse.

Com 1.800 horas/aula, o curso está dividido em três módulos, no qual duas etapas já foram superadas. Três turmas da capital e três do interior formam o grupo de futuros Técnicos em Saúde Bucal. Os alunos do interior recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00 para ajudar no deslocamento para a capital.

Terminado o curso, os técnicos estarão aptos a realizar pequenos procedimentos que o auxiliar não podia fazer, como a retirada de pontos e limpeza de placas dentárias. Desta forma, o serviço de saúde pública torna-se mais célere.

A diretora acredita que, a qualificação proporciona mais conhecimentos na área de saúde bucal e melhora a situação financeira do profissional. “O auxiliar que se dedica e consegue terminar o curso está qualificando sua mão de obra e consequentemente há uma melhora em sua remuneração”, afirma.

CONCURSO
Os candidatos selecionados nas provas objetivas dos concursos públicos da saúde, educação e administração, realizados pela Prefeitura de Boa Vista, precisam ficar atentos ao calendário da segunda etapa do certame. O período de entrega de títulos é de 25 de fevereiro a 1° de março.  O resultado final está previsto para ser anunciado em abril deste ano. Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico www.ajuri.org.br.

Foto: Ascom/Sesau

Celton Ramos/Sesau
ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br