Mamógrafo Móvel já realizou mais de mil exames

O mamógrafo móvel, unidade itinerante da Secretaria de Estado de Saúde, já realizou cerca de 1.080 exames em quatro municípios do estado.  Esta semana a unidade esteve em Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, e na próxima terça-feira (08/05) estará em Miguel Pereira, oferecendo exames de mamografia e ultrassonografia mamária.  A meta é percorrer todas as regiões do estado para dar suporte aos municípios no diagnóstico precoce do câncer de mama. 

– A antiga gestão retomou as atividades do mamógrafo móvel e, desde março, já percorremos quatro municípios. A realização da mamografia é uma atribuição das prefeituras, mas oferecer este suporte é importante para atender à demanda reprimida nas cidades. O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta consideravelmente as chances de cura da doença – explicou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

O mamógrafo móvel voltou a funcionar na Semana da Saúde, que ocorreu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense e já passou pelos municípios de Carmo, Sapucaia e Três Rios.  O atendimento de pacientes é feito prioritariamente por meio do encaminhamento das prefeituras. Para atendimento é necessário levar identidade, CPF, pedido médico, cartão do SUS e comprovante de residência.

A moradora do município de Sapucaia, Nádia Viana da Silva, fez a mamografia e a aprovou a iniciativa.

– O atendimento foi ótimo e é muito bom contar com esse exame próximo da nossa casa – disse Nádia. 

Confira abaixo a agenda de maio do Mamógrafo Móvel:

 – 2 a 4/05 – Três Rios 

– 8 e 9/05 – Miguel Pereira

– 11 e 12/05 – Ilha do Governador

Assessoria de Imprensa

Comunicação Social

Secretaria de Estado de Saúde 

Telefones:

21.2332-6332

21.2332-6155